Inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica estão abertas

Inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica estão abertas

O processo de seleção para o Programa Institucional de Iniciação Científica – PROIC nas modalidades do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS), da Fundação Araucária, e do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), do CNPq, está aberto até o dia 19 de março.

A primeira etapa da inscrição deve ser feita pelo orientador, pelo Sistema de Gestão Universitária. É necessário que os candidatos, entre outros requisitos, sejam servidores efetivos, docentes ou técnicos, do quadro de pessoal permanente da Unicentro; tenham titulação mínima de mestre; estejam com o currículo atualizado na Plataforma Lattes;  e não estejam inadimplentes com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Na segunda etapa do processo de inscrição, que vai até 22 de abril, o orientador deve inscrever o projeto de pesquisa e o plano de atividades. Também é nesse momento que é feita a indicação do estudante, que vai desenvolver a pesquisa de IC. Para ser indicado ao programa, os estudantes devem ser oriundos de escola pública; não ter vínculo empregatício; ter disponibilidade mínima de vinte horas semanais para dedicação à pesquisa; e estarem regularmente matriculados em curso de graduação de instituição pública ou privada. 

Outras informações sobre requisitos e prazos estão disponíveis no edital do programa.

 

Sobre o programa 

O Programa Institucional de Iniciação Científica tem por objetivo incentivar a formação de recursos humanos para pesquisa e extensão universitária direcionadas a temas de interesse social. Além disso, busca favorecer o acesso e a integração dos estudantes ingressantes no ensino superior, por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica, e promover a inserção dos estudantes em atividades científicas, tecnológicas e de inovação.

 

Por: Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Deixe um comentário