Cerimônia da Passagem da Lâmpada renova o compromisso de acadêmicos da Unicentro com a enfermagem

Cada fim de ano letivo é marcado por uma emocionante cerimônia no curso de Enfermagem da Unicentro, que honra a tradição e os valores fundamentais da profissão. Na última sexta-feira (8), docentes, acadêmicos e familiares ser reuniram para a Passagem da Lâmpada, um evento carregado de simbolismo, é um momento de reverência à enfermeira britânica Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.

Este rito anual reúne os acadêmicos do quarto e do quinto anos, que se unem para relembrar a história e o legado de Florence Nightingale. Durante a Guerra da Crimeia, no século XIX, Nightingale dedicou-se incansavelmente ao cuidado dos soldados feridos, realizando rondas noturnas com o auxílio de uma lamparina. A lâmpada tornou-se símbolo da profissão, representando luz, cuidado e conforto em meio à escuridão e ao sofrimento.

Na cerimônia da Passagem da Lâmpada, os alunos do quinto ano, que estão prestes a concluir o curso de Enfermagem, passam adiante a chama acesa para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar sua última etapa de formação universitária. Esse gesto simboliza a continuidade do compromisso com os valores e responsabilidades da profissão.

A professora Kátia Pereira de Borba, chefe do Departamento de Enfermagem, destaca a importância da Passagem da Lâmpada como um momento de integração, reflexão e renovação dos princípios fundamentais da enfermagem. “É você resgatar a história onde tudo começou, que foi no século XIX, a Florence Nightingale foi uma enfermeira precursora da enfermagem, que trouxe a enfermagem enquanto ciência, então, para a academia, isso tem um símbolo essencial para o crescimento da formação do enfermeiro”, afirma a professora.

A cerimônia marca o encerramento da 21ª Semana de Integração de Enfermagem (Sienf), evento anual que proporciona um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e ideias. “A semana tem a função primordial, que é integrar todos os estudantes de enfermagem e os professores, para buscar conhecimento, refletir sobre a prática e fortalecer a nossa profissão”, disse Kátia.

“Foi uma semana completa de palestras, foi a semana do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), então acredito que foi muito proveitoso em quesitos de mais conhecimentos e aprofundamentos na temática da enfermagem”, conta a acadêmica do quinto ano, Flávia Dvulathca.

Os alunos participantes expressaram sua admiração pela figura histórica de Florence Nightingale e a significância da cerimônia da lâmpada em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Para Flávia, a Passagem da Lâmpada não é apenas uma tradição, mas um momento de profundo significado e compromisso com a enfermagem. “Desde o início da graduação a Florence está com a gente e a cerimônia da passagem da lâmpada é para reforçar a importância do que ela fala, relembrar a importância dela na enfermagem – de ir levar essa luz aos pacientes e iluminar aqueles que estão na escuridão”, declarou.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.

Por Giovani Ciquelero