21ª Semana de Integração de Enfermagem inicia com foco em renovação e inovação

Na última segunda-feira (4), a abertura da 21ª Semana de Integração de Enfermagem (Sienf) foi marcada por entusiasmo e expectativas elevadas, com profissionais e estudantes da área reunidos sob o tema central: “Constantemente renovar para fortalecer e inovar”. O evento, que ocorre anualmente, é um marco no calendário do Departamento de Enfermagem, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e ideias.

“A Semana de Enfermagem conta com muitos profissionais que são de renome nacional, muitos são nossos ex-alunos e isso nos torna muito orgulhosos. Além destes personagens, que são nossas pratas da casa, nós teremos profissionais que vão falar do lugar de destaque da enfermagem hoje em dia”, declarou a coordenadora do evento, Carine Teles Sangaleti Miyahara.

Com cursos de curta duração, palestras, mesas-redondas e a apresentação de trabalhos de conclusão de curso, a Sienf 2024 promete ser uma fonte rica de aprendizado para o público-alvo, composto por graduandos, pós-graduandos e profissionais de enfermagem e saúde. A diretora do Departamento de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, Fabíula Pereira Lino de Assis, destacou a importância do evento e da palestra inicial focada na autonomia profissional. “Como é importante momentos como este, mostrar a grandeza da enfermagem, essa autonomia. A enfermagem tem que resgatar essa autonomia, que é tão essencial nesses dias de hoje e nós temos de estar retomando”, disse.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, destacou o papel fundamental que docentes do departamento desempenham na na formação de profissionais. “O Departamento de Enfermagem, nos últimos anos, tem trabalhado muito arduamente, trabalhando com a formação de profissionais. A gente tem vários projetos reconhecidos, como o “Órtese e Prótese”, que deu início à construção do CER III, a maior construção que nós temos na universidade. Único do estado e que vai ser implantado aqui na universidade, graças ao departamento de Enfermagem, em parceria com outros departamentos também. E com base nesses vários projetos, o departamento tem crescido cada vez mais”, afirmou.