Mesa-redonda no Câmpus de Irati discute experiência e oportunidades de intercâmbio

Mesa-redonda no Câmpus de Irati discute experiência e oportunidades de intercâmbio

As experiências e impressões de uma intercambista na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foram o assunto de uma mesa-redonda na Semana Científica de Educação Física, evento organizado pelo departamento do curso do Câmpus de Irati, que ocorreu entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. 

A estudante Irati Bilbao veio de Vitoria-Gasteiz, cidade localizada no norte da Espanha, na região do País Basco, e passou os últimos cinco meses assistindo aulas, coincidentemente,  na cidade que leva o mesmo nome que o dela. Ela conseguiu uma bolsa de estudos através do Erasmus Mundus, um programa de cooperação internacional da União Europeia para participar das atividades do curso por um semestre.

“Eu fiquei em dúvida entre o Brasil, a Argentina e o Chile. Mas acabei escolhendo o Brasil para aprender uma nova língua. Os primeiros meses foram difíceis por causa do idioma, por ser uma cultura nova. Eu não falava nada de português, agora eu entendo um pouco. Mas isso também é legal, pois pude conhecer outra parte do mundo”, afirma a acadêmica.

Próximo ao fim da estadia no país, a jovem conta que a valorização do esporte no Brasil foi um dos aspectos que mais a marcou nesse tempo. “O modo de ver a educação física aqui é muito diferente. Recentemente, teve os Juni’s [Jogos Universitários de Irati] e nós também temos torneios entre universidades lá, mas não é tão importante, ninguém vai torcer. Aqui as pessoas vivem o esporte”.

Mobilidade acadêmica

A mesa-redonda foi conduzida pela professora Maria Angélica Binotto e teve a participação da coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, que aproveitou a ocasião para apresentar algumas das possibilidades de intercâmbio oferecidas pela universidade. “A mobilidade estudantil pode ser realizada com bolsas concedidas pela Unicentro ou pelas agências de fomento, como também pode ser feita com recursos próprios do estudante. Entre as oportunidades, temos convênio com dois programas ofertados pelo governo canadense e também o programa de mobilidade nacional da Abruem [Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais], que oferta vagas em cursos das universidades estaduais do Brasil”, explica Cibele. 

Os programas financiados pelo governo canadense tratam-se do Programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) e do Programa Mitacs Globalink Research. O primeiro já encerrou o prazo de inscrição para intercâmbios de curta duração em 2024 e o segundo deve realizar o processo seletivo entre agosto e setembro. 

A coordenadora ainda destaca que há a possibilidade de renovação de editais em convênio com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a Fundação Araucária. “Se os editais forem renovados, nós também teremos oportunidades de pelo menos duas bolsas para estudantes no ano de 2025”, afirma. 

Os estudantes interessados em conhecer todas as oportunidades de intercâmbio podem entrar em contato com Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro pelo e-mail eri@unicentro.br ou pelo telefone (42) 3421-3161. O ERI presta toda a assessoria e orientação para quem deseja se candidatar a vagas de mobilidade internacional. 

Deixe um comentário