Unicentro solicita viabilização de estágio para alunos de Medicina na Rede Municipal de Saúde

A Unicentro esteve em reunião com o Poder Legislativo de Guarapuava. O motivo do encontro foi a busca, por parte da universidade, de apoio para a viabilização do internato dos estudantes do curso de Medicina nas Unidades de Saúde da rede municipal.

A demanda apresentada por docentes da instituição e pelo vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, se justifica porque, neste momento, a falta de médicos para receber e supervisionar as atividades dificulta que os acadêmicos possam realizar os estágios curriculares obrigatórios ao final da graduação.

A dificuldade para realizar as atividades práticas reflete na formação dos futuros médicos e pode comprometer a continuidade do curso de Medicina. Além disso, lembra o médico e docente, Abrão José Melhem, o estágio é um ponto importante na avaliação de reconhecimento do curso. “Nós vamos receber fiscalizações nacionais do Ministério, para saber se estamos cumprindo com todas as metas pedagógicas”, explica.

O vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, ressalta que o curso de Medicina, assim como os demais cursos vinculados à área da Saúde, já contribuem com o sistema municipal de saúde e que, na mesma linha, o internato deve fortalecer o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde. “Nós temos a contrapartida, nós atendemos pessoas no município, nós temos várias ações via SUS. Estamos aqui pedindo ajuda e queremos agradecer muito a Câmara”, reforça.

A partir do pedido da universidade, o Poder Legislativo deve, agora, atuar como mediador e encaminhar um requerimento de indicação de legislação ao Executivo – proposição que deve ser protocolada e apreciada nesta semana.

Uma das propostas, apresentada pelo professor Saulo, sugere a oferta de gratificações aos médicos que aceitem supervisionar os estudantes como forma de tonar atrativo para o profissional e dar oportunidade aos acadêmicos.

Outra linha de cooperação que pode ser explorada, lembra o presidente da Câmara, Pedro Moraes, é a abertura de espaço para os estudantes no Hospital Regional. “É um assunto que não sai do nosso radar e, com certeza, vamos nos somar a Unicentro. O Hospital Regional também precisa servir como um espaço para que esses alunos se desenvolvam. Eles são os futuros médicos da nossa cidade, da nossa região”, finaliza.

Com informações de: Poder Legislativo de Guarapuava