Em noite especial, professoras Eliana Fialho e Sônia Cebulski se despedem da Unicentro

Em um misto de emoção e agradecimento, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, na noite da última quinta-feira (22), uma homenagem às professoras Eliana Fialho e Sônia Cebulski, marcando o encerramento de suas trajetórias dedicadas à música e à educação na instituição.

Organizada pela Diretoria de Cultura e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade, a homenagem contou com a participação de diversos cantores e musicistas, desde os mais jovens até os mais experientes, todos unidos para expressar sua gratidão por décadas de contribuição das professoras Eliana e Sônia para a cena musical da Unicentro.

A diretora de Cultura, Níncia Borges Teixeira, compartilhou a emoção de organizar o evento de despedida das profissionais. “Para nós, da Unicentro, vai ser uma falta bastante sentida, porque elas dedicaram a vida inteira em prol da música aqui na Universidade”, relata.

Sônia Cebulski, pianista

Sônia Cebulski, pianista com 37 anos de contribuição à Unicentro, expressou sua saudade antecipada. “Eu virei visitar a universidade porque eu sinto saudades. Trinta e sete anos não é bem assim que a gente esquece”, comenta. Ela compartilhou a longa amizade com Eliana Fialho, dentro e fora do trabalho, uma “vida juntinhas”, como ela mesma descreveu. “Eu fui aluna de canto dela e também tocava piano na escola dela. Depois, viemos trabalhar juntas aqui na universidade”, conta.

Eliana Fialho se dedicou à instituição durante 20 anos. Emocionada, relembrou momentos marcantes, como a gravação de um CD com o professor e maestro Silvino Turco e uma emocionante apresentação homenageando os 35 anos do coral. Sobre seu legado, Eliana destacou a importância de ter aproximado a música popular brasileira do coral da Unicentro. “Quando iniciamos, o coral era focado em música sacra. Reconheço a importância de todos os estilos musicais, mas eu acreditava que era necessário dar espaço a outros estilos. Acho que foi muito bom a música popular brasileira cantada pelo coral”, afirmou ela.

Questionada sobre o futuro da música na Unicentro, Eliana expressou confiança em César Quadros, ex-aluno das oficinas de música, destacando seu talento e habilidades musicais. “Ele vai ser um grande maestro”, disse ela.

Eliana ainda aproveitou o momento para relembrar a vida ao lado de sua inseparável parceira.“A Sônia é minha amiga desde que eu cheguei à Guarapuava, há 35 anos. Nós sempre convivemos musicalmente dentro dessa amizade. Foi sempre com o trabalho da música. Eu e Sônia somos como irmãs. Foram 20 anos muito, muito bons”, revela, emocionada.

“Eu fiz da melhor maneira possível, sempre pensando o melhor para os alunos, o melhor para os corais, o melhor para a Unicentro. A Unicentro é minha segunda família e isso nunca vai mudar”

Eliana Fialho, regente e coralista

Ao final da noite de emoções e reencontro com os amigos, Sônia expressou seu sentimento por tudo o que viveu na Unicentro. “Eu acho que eu cumpri minha missão. Eu fiz da melhor maneira possível, sempre pensando o melhor para os alunos, o melhor para os corais, o melhor para a Unicentro. Eu sempre digo que a Unicentro é minha segunda família e isso nunca vai mudar”, relata.

Fizeram parte das homenagens figuras marcantes durante toda a trajetória das professoras na instituição: os corais Unicanto, Opus III e Bom Pastor, Carine Nunes, César Quadros, Lucas Portela e Nilton Sauer Korobinski.

A homenagem não apenas celebrou o trabalho dessas duas ilustres professoras, mas também lançou luz sobre a importância da música na formação acadêmica e cultural da comunidade universitária. Enquanto Eliana Fialho e Sônia Cebulski se despedem, o legado de sua dedicação continuará ecoando nos corredores e palcos da Unicentro.

Confira mais fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.