Centro de Documentação e Memória da Unicentro recebe CeDoc Litoral em visita técnica

Em um esforço para fortalecer a colaboração entre os Centros de Documentação e Memória da Rede Paranaense, a coordenadora do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CeDoc/Litoral), Liliane da Costa Freitag, junta a sete bolsistas, realizou uma visita técnica, nesta quinta-feira (22), ao Centro de Documentação e Memória da Unicentro em Guarapuava e Irati. A iniciativa faz parte de um projeto de diálogos interinstitucionais, que busca estabelecer laços entre os diferentes centros de documentação do estado.

A Rede Paranaense de Centros de Documentação e Museus das Universidades foi criada durante a pandemia de coronavírus pelo Governo do Estado, com o intuito de promover a troca de experiências e o fortalecimento desses espaços de preservação histórica. A coordenadora do CeDoc/Litoral, do Câmpus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Liliane da Costa Freitag, explica os principais motivos da visita. “Nós viemos conhecer as formas de gestão de arquivos, acervos e espaços, e promover a troca entre gestores e alunos dos projetos”.

A coordenadora do CeDoc Unicentro de Guarapuava, Terezinha Saldanha, recebeu a equipe de Paranaguá com entusiasmo. Ela destaca a importância de compartilhar conhecimento e experiência entre os diferentes centros de documentação. “É maravilhoso recebê-los e termos toda essa interação. E hoje é só o início, porque essa troca de experiência precisa ocorrer entre os CeDocs de todas as universidades, para que possamos conhecer como cada um lida com a documentação e como é o espaço de cada um, por exemplo”, afirma.

Durante a visita, a troca de informações abrangeu desde a organização física dos documentos até a gestão de projetos educacionais. “Nós queremos conhecer o espaço físico, vislumbrar o futuro que nos espera em Paranaguá e também conhecer a forma de gestão da documentação que a coordenação elabora aqui”, explica Liliane Freitag.

Este tipo de intercâmbio visa não apenas fortalecer a preservação do patrimônio histórico, mas também construir uma política pública estadual em defesa dos arquivos e centros de documentação. Liliane conclui, enfatizando a necessidade de lutar por esse reconhecimento e apoio. “Estamos trabalhando politicamente nesse sentido, para fortalecer a rede de arquivos e centros de documentação do Paraná em prol da construção dessa política pública tão necessária para nós”.

A visita técnica ao Centro de Documentação e Memória da Unicentro representa o início da possibilidade de uma série de intercâmbios entre os CeDocs, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências que beneficiarão a preservação do patrimônio histórico paranaense.