Fundação Araucária oferta programas e bolsas de apoio à ciência e inovação

A Fundação Araucária está com uma série de programas destinados a fortalecer a pesquisa, fomentar a inovação e impulsionar o desenvolvimento acadêmico. Estes programas abrangem diversas áreas do conhecimento e visam proporcionar suporte essencial a pesquisadores, instituições e iniciativas voltadas ao progresso científico e tecnológico no Paraná.

Publicações Científicas – Fortalecimento de Editoras

O programa “Publicações Científicas – Fortalecimento de Editoras” tem como objetivo apoiar editoras mantidas pelas Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs), todas com sede e CNPJ no Estado do Paraná, visando sua modernização e fortalecimento, a fim de produzir publicações de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico em meio impresso e/ou digital.

Esta chamada pública dispõe de recursos financeiros da ordem de até R$ 2 milhões financiados pela Fundação Araucária. Poderão ser submetidos projetos, no limite de até R$ 150 mil. As inscrições de propostas seguem até o dia 4 de março,

Bolsas Araucária & Dijkstra

As “Bolsas Araucária & Dijkstra” tem como objetivo oportunizar a parceria na formação de futuros profissionais do setor automotivo em áreas do conhecimento que apresentem aderência a algum dos ecossistemas de inovação, identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, além de favorecer o aprendizado de estudantes em práticas diferenciadas relacionadas ao desenvolvimento de projetos tecnológicos para o setor automotivo e que apontam adesão aos NAPIs propostos pela Araucária.

Áreas prioritárias são: Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; Educação, Sociedade & Economia. As inscrições seguem até o dia 15 de março.

Ambientes Promotores de Inovação: I&O

Voltado para incentivar a inovação em organizações, o programa “Ambientes Promotores de Inovação: I&O” tem como objetivo selecionar propostas que lograram êxito quanto ao resultado do edital de chamamento público 008/2023 “Ambiente Promotor de Inovação no Estado do Paraná” junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos – Separtec para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade, a interação entre os ambientes promotores de inovação, empresas, setor produtivo e a sociedade paranaense.

As inscrições seguem até o dia 25 de março.

Ambientes Promotores de Inovação: ICTs

Já o programa “Ambientes Promotores de Inovação: ICTs” tem como objetivo selecionar propostas das instituições de pesquisa científica e tecnológica do Paraná para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis, que estejam devidamente credenciados junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos – Separtec, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade, a interação entre os ambientes promotores de inovação, empresas, setor produtivo e a sociedade paranaense, além de promover a inovação em ICTs do Paraná que apresentem sintonia com algum dos ecossistemas de inovação do CCT/PR, ou com NAPIs, ou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As inscrições seguem até dia 22 de fevereiro.

Bolsas de Produtividade

Por fim, o programa de “Bolsas de Produtividade” representa um importante apoio aos pesquisadores paranaenses que se destacam pela excelência em suas áreas de atuação. O objetivo é financiar bolsas de produtividade a profissionais de reconhecida liderança na atuação junto a redes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de alta relevância para a política estadual de CT&I, que irá estimular e ampliar o avanço da pesquisa e desenvolvimento tecnológico e sociocultural no Estado do Paraná.

As inscrições seguem até o dia 18 de março, em várias áreas do conhecimento, como: ciências Agrárias; Biológicas; Exatas e da Terra; Humanas; Saúde; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; e Engenharias.