Unicentro recebe doação de drone da Receita Federal para impulsionar pesquisas e inovação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu a doação de um drone pulverizador da Delegacia da Receita Federal em Londrina. A aeronave será destinada a fortalecer as atividades de ensino e pesquisa na área de ciências agrárias e ambientais.

Essa categoria de drone já é vista, em alguns casos, como uma necessidade na lista de equipamentos agrícolas e será um instrumento valioso para diversas áreas de estudo e pesquisa na Unicentro. “É um drone de pulverização, diferente dos drones que realizam monitoramento, que tem câmeras específicas para obter imagens e realizar processamento na sequência, realizar um pós-processamento em busca de informações, seja das culturas ou de atividades ou outros fins que são executados em uma propriedade rural”, conta o professor Leandro Rampim, do Departamento de Agronomia.

Para Rampim, coordenador do Núcleo de Mecanização e Agricultura de Precisão e chefe da Divisão de Agricultura, o drone conta com características que permitirão que a Unicentro amplie sua capacidade de coleta de dados em ambientes diversos, incluindo áreas de difícil acesso. “É um drone maior, ele conta com quatro bicos que são utilizados para o processo de aplicação de produtos fitossanitários e com ele a gente consegue delimitar uma área para ser realizada a aplicação. Ocorre uma delimitação prévia da área e, na sequência, o drone consegue, independentemente do operador, fazer o deslocamento na área realizando a pulverização”, afirma.

O professor Leandro enfatizou o impacto positivo que essa doação terá na comunidade acadêmica. “É um equipamento que vem a somar em todas as atividades executadas pela Unicentro, tanto em ensino, nos cursos de Agronomia e Pós-Graduação em Agronomia, e também em pesquisas que venham a ser realizadas e vem a somar a demandas de outros pesquisadores da universidade”.

Com início neste ano, o curso de Tecnólogo em Big Data no Agronegócio também contará com os benefícios do novo equipamento. “Além do curso de agronomia, esse drone vem fortalecer de forma imediata também um curso de Tecnólogo em Big Data que inicia em 2024. É um curso que trabalhará com tecnologias de agricultura de precisão, nessa parceria de Agronomia com Ciência da Computação, então com certeza é mais um equipamento que vem permitir ao aluno adquirir conhecimentos atuais para quando estiver atuando no seu campo de trabalho”, complementa Leandro.