Conselho Regional de Economia premia pesquisa da Unicentro

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) homenageou o professor Amarildo Hersen, do Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro, pela orientação da pesquisa que conquistou a terceira colocação no 33° Prêmio Paraná de Economia, na categoria “Monografia/TCCs – Economia Paranaense”. Na ocasião, em solenidade virtual, foram premiados os três ganhadores nas duas modalidades em disputa, e ainda houve homenagem aos professores orientadores dos trabalhos destacados.

Intitulada “Impacto da Isenção de IPVA na frota de veículos elétricos paranaense: um estudo de caso”, de autoria do egresso Fabrício Thimóteo Gomes, a pesquisa laureada explorou os efeitos da política pública implementada pelo governo estadual, por meio da Lei 19.971/2019. A legislação busca estimular o crescimento da frota de veículos elétricos no Paraná, concedendo isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos movidos a eletricidade. “Desde o início da pesquisa, tínhamos consciência da importância dela, o que nos estimulou a participar do Prêmio Paraná de Economia e nos deixou muito felizes com o resultado alcançado”, comenta Amarildo.

A homenagem ao professor ressalta a importância da orientação acadêmica na formação de profissionais qualificados. O docente explica que a elaboração de um trabalho monográfico sempre é um desafio tanto para quem escreve, quanto para quem orienta, mas que a dedicação de ambos faz a diferença. “Já é a quinta vez que um acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unicentro é premiado, o que contribui para o entendimento da qualidade do curso e dos alunos que formamos todos os anos na universidade”.

O professor ressalta ainda o comprometimento necessário para superar os desafios enfrentados durante a elaboração de uma monografia. Amarildo reconhece a importância da conciliação entre estudo e trabalho por parte dos acadêmicos e destaca que a orientação acadêmica é essencial para encaminhar os rumos profissionais dos alunos. “A ciência econômica tem um amplo campo de abrangência e a orientação acadêmica possibilita ao estudante a oportunidade de se aperfeiçoar, aprofundar seu conhecimento em uma área específica dentre as diversas existentes. Isso auxilia na definição do mercado de trabalho que o profissional vai atuar e na escolha de aperfeiçoamentos futuros que ele poderá fazer. A orientação acadêmica tem um importante papel na formação dos profissionais, não somente na área de economia, mas em todas as áreas do conhecimento”.

Sobre o prêmio

O Prêmio Paraná de Economia tem como objetivo valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada. São premiados os três primeiros colocados em cada categoria de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizados dentro de Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná.