Unicentro lança editais de internacionalização em parceria com a Seti e a Fundação Araucária

A Unicentro, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária, está com inscrições abertas para quatro editais de fomento. Tratam-se das chamadas de nº 018, 019, 020 e 021/2023, que incluem a concessão de bolsas de apoio técnico e de mobilidade acadêmica, e verbas para atividades de cooperação internacional. O prazo para inscrições nos editais encerra no mês de janeiro de 2024. Todas informações estão disponíveis no site do Escritório de Relações Internacionais.

Com oportunidades para discentes e docentes da Unicentro, as propostas de pesquisa contempladas devem abarcar, pelo menos, um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, detalha que os dois primeiros editais lançados vão subsidiar passagens aéreas, seguro saúde e estadias de curta duração, com foco na mobilidade docente internacional.

“O edital 018/2023 contempla três passagens aéreas internacionais para o desenvolvimento de ações de internacionalização em universidades parceiras ou não da Unicentro. Já o 019/2023, em parceria com a Propesp, é um edital específico para o acompanhamento de atividades de bolsistas de doutorado, que participam do programa de doutorado-sanduíche da Capes. Ou seja, que o orientador desses estudantes tenha a possibilidade de participar de atividades na universidade estrangeira”, explica a coordenadora.

Professores vinculados a programas de pós-graduação da Unicentro, de qualquer área do conhecimento, podem se inscrever nesses editais. Em ambos, o prazo final para envio de propostas é 15 de janeiro de 2024.

Outra oportunidade docente é o edital de nº 021/2023, que visa estimular a oferta de disciplinas em língua estrangeira através de uma bolsa de apoio técnico. “Pode ser ofertada uma disciplina na graduação ou na pós-graduação, em um período não contemplado na sua carga horária semanal, e ministrada obrigatoriamente em idioma estrangeiro. Por meio deste edital, queremos dar um apoio ao professor que se propõe ao desenvolvimento deste tipo de ação”, comenta Cibele. As inscrições para concorrer a bolsa podem ser feitas até o dia 22 de janeiro de 2024.

Já o edital de nº 020/2023 vai conceder duas bolsas de mobilidade no exterior para estudantes de graduação. Ambas serão no valor mensal de R$4.500,00, com duração de três meses. Para concorrer, os candidatos não podem estar cursando o primeiro ou o último ano do curso, devem apresentar excelência acadêmica, possuir uma carta-convite de um professor ou pesquisador da universidade de destino e comprovar proficiência em língua estrangeira, de acordo com a língua oficial do país escolhido. O fomento é destinado a alunos que ainda não realizaram a mobilidade durante o curso e que não tenham qualquer outro tipo de bolsa. As inscrições vão até o dia 12 de janeiro de 2024.

A coordenadora do ERI ainda enfatiza que todas essas iniciativas pretendem potencializar a política de internacionalização da universidade, que vem sendo construída ano após ano. “Queremos, com esses editais, ampliar a articulação da Unicentro no contexto global, buscar parcerias internacionais, estimular o aperfeiçoamento acadêmico, cultural e profissional. Esses editais visam, de certa forma, buscar meios para consolidar a Política de Internacionalização da Unicentro e as Políticas Linguísticas Institucionais, ambas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em março de 2023”, conclui.