Comitiva da Unicentro participa do 13º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica

Durante os dias 30 de novembro a 1º de dezembro, uma comitiva da Unicentro composta por estudantes, professores e agentes universitários estiveram no norte do estado para participar do 13º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica (EAITI), realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com o tema central “Da ideia ao mercado”, o EAITI tem como objetivo avaliar e divulgar os trabalhos tecnológicos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária (FA) e pelas próprias universidades.

Bolsistas do ciclo 2022/2023 apresentaram seus projetos durante o evento. A Unicentro apresentou 28 trabalhos, tendo 3 premiados com menções honrosas. Na área de Ciências da Saúde, a estudante Rafaela Cristina Brancalione, sob orientação do professor Paulo Renato de Oliveira, levou a primeira colocação. Luís Henrique Mognon, orientado pela professora Taiana Bonadio, e Pietro Marquete Thomazotti, com a orientação da professora Tania Toyomi Tominaga, conquistaram o terceiro lugar nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e Tecnologias, respectivamente.

O EAITI é fruto do esforço coletivo das IES – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Confira as pesquisas da Unicentro que receberam Menção Honrosa:

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Colocação: 1º lugar

Título do resumo: DESENVOLVIMENTO DE FILMES BIOADESIVOS TERMO RESPONSIVOS POR IMPRESSÃO 3D PARA LIBERAÇÃO TÓPICA DE FÁRMACOS VISANDO CICATRIZAÇÃO

Autora: Rafaela Cristina Brancalione

Orientador: Paulo Renato de Oliveira

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Colocação: 3º lugar

Título do resumo: SISTEMA DE LIBERAÇÃO CONTROLADA PARA FTALOCIANINA CONSTITUÍDO DE NANOFIBRAS POLIMÉRICAS

Autor: Luís Henrique Mognon

Orientadora: Taiana Gabriela Moretti Bonadio

ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Colocação: 3º lugar

Título do resumo: DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UMA FONTE DE LUZ PARA APLICAÇÃO CLÍNICA DA TERAPIA FOTODINÂMICA

Autor: Pietro Marquete Thomazotti

Orientadora: Tania Toyomi Tominaga

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UEM.