Estudantes do curso de Pedagogia participam de visita pedagógica em Santa Catarina

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, um grupo composto por 80 alunos do curso de Pedagogia da Unicentro embarcou em uma experiência imersiva por instituições de ensino público do estado catarinense.

A iniciativa visava proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer diversas experiências educacionais e propostas inovadoras direcionadas à educação infantil e ao ensino fundamental. O grupo era formado por acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Pedagogia do Campo do Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, além de membros do Câmpus Avançado de Chopinzinho e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), bem como outros integrantes da comunidade acadêmica.

Um dos organizadores da atividade pedagógica, professor Marcos Gehrke, destacou a possibilidade de aprender com novas práticas de ensino. “A viagem é feita com o intuito de conhecer as experiências de educação infantil públicas de Santa Catarina, pois se trata de um estado onde a educação tem bastante reconhecimento por sua qualidade e possui uma organização diferenciada. Nós também visitamos escolas que trabalham com programas no qual o currículo é construído com o auxílio dos próprios alunos, ou seja, todo esse processo com a participação ativa das crianças para a construção do currículo escolar”, conta.

Além disso, Marcos ressaltou que o principal intuito da visita técnica é para conhecer formas que rompem com a ideia de que as classes devem ser separadas por idade, por exemplo. “Aqui no Paraná, a gente tem muito disso, cada turma é distribuída com base em sua faixa etária. Lá, eles trabalham com grupos de idade mistas porque as crianças podem ir aprendendo umas com as outras, podem ir aprendendo com os estudantes mais velhos. Nesse sentido, a gente vai lá observar como funciona esse sistema educacional que é diferente e inovador.”

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos acadêmicos e proporcionar uma visão prática das discussões em sala de aula, a imersão contou com o apoio de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que organizaram um roteiro repleto de atividades enriquecedoras. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos educacionais, incluindo a própria UFSC e o seu Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), conhecendo suas abordagens e práticas pedagógicas inovadoras, bem como a biblioteca universitária.

A programação incluiu ainda a participação nas atividades da Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, proporcionando aos acadêmicos uma imersão ainda mais profunda nas práticas acadêmicas e de pesquisa desenvolvidas na instituição. Ademais, o roteiro contemplou uma visita à Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, à Escola dos Sonhos e ao Núcleo de Educação Infantil Municipal Doralice Teodora Bastos, em Florianópolis, locais que apresentaram diferentes perspectivas e abordagens pedagógicas.

A atividade pedagógica e cultural foi organizada pelos professores Marcos Gehrke, Aliandra Cristina Mesomo Lira e Diego Bahls, que se empenharam em proporcionar uma experiência enriquecedora e diversificada para os participantes. Essa imersão não apenas contribuiu para a formação acadêmica dos alunos, mas também promoveu um intercâmbio valioso de conhecimentos e práticas educacionais entre diferentes instituições e comunidades acadêmicas.