Desvendando o Mundo Nanométrico: acadêmicos e professores da Unicentro criam e-book para crianças

A magia da aprendizagem encontra-se em histórias que encantam e educam, os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Biociências e do Departamento de Física DA Unicentro produziram um livro infantil que apresenta uma abordagem inovadora para demonstrar o fascinante mundo das nanociências às crianças. Intitulado “O Fantástico mundo nanométrico”, a obra promete levar os pequenos leitores em uma jornada emocionante e educativa, enquanto desvendam os segredos das nanociências com a ajuda de um personagem cativante.

O livro narra a história de uma menina curiosa chamada Sofia, que embarca em uma aventura extraordinária para aprender sobre nanociências. Com a ajuda do pai, ela encontra um amigo peculiar: o renomado físico teórico Richard Feynman. Juntos, eles exploram o mundo nano, desvendando mistérios invisíveis ao olho nu.

A protagonista, Sofia, utiliza diálogos com Feynman para desmistificar conceitos complexos, transformando a ciência em uma aventura envolvente. As conversas levam os leitores a descobrir o comportamento surpreendente da matéria em escalas nanométricas, as aplicações práticas na vida cotidiana e o papel fundamental das nanociências na tecnologia moderna.

O livro não apenas entretém, mas também adota uma abordagem pedagógica cuidadosa. Os professores e alunos envolvidos tomaram o devido cuidado para equilibrar a precisão científica com a simplicidade necessária para atender ao público infantil. As ilustrações vibrantes e cativantes, aliadas a uma narrativa envolvente, tornam a leitura uma experiência visual e educativa única.

A introdução de conceitos de nanociências de maneira acessível e lúdica é crucial para estimular o interesse das crianças pela ciência. “O Fantástico mundo nanométrico” abre portas para a curiosidade e desperta uma paixão pelo conhecimento científico desde a infância. Além disso, a representação de uma protagonista feminina reforça a ideia de que a ciência é para todos.

“O Fantástico mundo nanométrico” não é apenas um livro infantil, é uma ponte para um universo emocionante de descobertas. Ao transformar conceitos complexos em histórias encantadoras, o coletivo do Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Biociências e do Departamento de Física buscou inspirar as mentes jovens a explorarem o vasto campo da ciência, plantando as sementes para futuros cientistas e inovadores.

Este livro é mais do que uma leitura divertida antes de dormir, é uma experiência educacional que molda o pensamento crítico e incentiva a imaginação. Prepare-se para se aventurar nas nanociências com Sofia e Richard Feynman, onde cada página é um convite para explorar o infinitamente pequeno com olhos curiosos.

“O Fantástico mundo nanométrico” está disponível no site da Editora Atena. Crianças de todas as idades estão convidadas a mergulhar nas maravilhas do mundo nano de maneira cativante e educativa.

Por Paulo José dos Reis, docente do Departamento de Física e um dos autores da obra.