Estão abertas as inscrições para seleção do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Estão abertas as inscrições para seleção do Programa de Pós-Graduação em Geografia

As inscrições para a seleção de alunos regulares para as turmas de 2024 do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) já estão abertas.

Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para fazer a inscrição, com projetos de pesquisa que se encaixem na área de concentração “Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos”. Ao todo, são ofertadas 24 vagas para o mestrado e 11 para o doutorado.

Pela primeira vez, o processo seletivo do PPGG garante vagas para pessoas com deficiência (PCD), e candidatos que se autodeclaram negros (pretos e pardos), oriundos de instituições públicas de ensino.

O programa possui duas linhas de pesquisa: a de “Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental” e a de “Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos”.

Processo Seletivo

O processo seletivo do PPGG é composto por duas etapas. As datas e forma de avaliação diferem para as vagas de mestrado e doutorado.

O processo de seleção para o mestrado será feito em duas etapas eliminatórias. A primeira é uma prova escrita de conhecimentos geográficos, e a segunda, uma entrevista com análise do Currículo Lattes e do projeto de pesquisa.

Já a seleção para o doutorado é composta por uma entrevista online de caráter classificatório e eliminatório e pela prova de títulos e publicações.

As vagas do PPGG são destinadas a graduados/mestres em qualquer área do conhecimento, respeitando-se a área de concentração do programa e as linhas de pesquisa de seus docentes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do PPGG.

Deixe um comentário