Unicentro é destaque no Enade com três cursos de excelência

A Unicentro mais uma vez se destaca no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), recebendo nota máxima em três dos seus cursos de graduação. Os cursos de Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda provaram sua excelência acadêmica e estão entre os melhores do Paraná e da Região Sul.

Ao todo, 14 cursos foram avaliados. Oito deles receberam conceitos 4 ou 5, considerados acima da média dos demais e com rendimento superior ao esperado. Obtiveram conceito 4 os seguintes cursos: Administração – Guarapuava, Administração – Irati, Ciências Contábeis – Irati, Ciências Contábeis – Prudentópolis e Serviço Social. Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, ofertados em Guarapuava, e de Psicologia, ofertado em Irati, receberam conceito 5, que é a nota máxima da avaliação.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou o resultado e reafirmou o compromisso da Unicentro rumo à excelência acadêmica. “A Unicentro se saiu muito bem com seus cursos, de maioria entre quatro e cinco, então isso mostra a qualidade dos cursos, o empenho dos departamentos, dos nossos professores, da nossa comunidade universitária. Estamos felizes com as notas quatro e cinco que obtivemos e, com certeza, nosso objetivo é que a Unicentro tenha cada vez mais cursos de excelência. Isso mostra que a universidade está no caminho certo, está formando grandes profissionais, além de grandes cidadãos”, disse.

Para o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, as notas no Enade são fruto do trabalho realizado ao longo dos anos. “É um importante indicador porque ele avalia o desempenho do aluno na prova. Nós tivemos cursos muito bem avaliados, que foram os cursos de jornalismo, psicologia e publicidade e propaganda. Foi uma avaliação bem equilibrada no Brasil inteiro, muitos cursos fizeram no país e estes cursos se destacaram no cenário. A Unicentro recebe esse resultado com muita felicidade e sabendo do trabalho que aqui é realizado”, conta.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao seguinte ciclo avaliativo: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Jornalismo e Publicidade e Propaganda entre os melhores do Paraná

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unicentro demonstraram seu compromisso com a formação de profissionais de comunicação de alto nível, conquistando uma nota 5 no Enade. “É com grande satisfação que recebemos a informação de que os nossos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda aqui da Unicentro conquistaram a nota máxima no Enade. O curso de Jornalismo da Unicentro é o terceiro melhor do Paraná e o curso de Publicidade e Propaganda está entre os cinco melhores do estado. Entendemos que os resultados são fruto de um projeto pedagógico consistente, de docentes altamente qualificados – que se destacam por suas atividades de pesquisa, projetos de extensão, conhecimento do exercício prático da profissão, dedicação a atuação em sala de aula e acadêmicos interessados, participativos e, sobretudo, preocupados com a importância de uma boa formação profissional”, ressalta a chefe do Departamento de Comunicação Social, Layse Pereira Soares do Nascimento

Ao longo dos anos, os cursos do departamento vem agregando conquistas e ganhando destaque regional e nacional. “Em 2022, nós comemoramos os 20 anos dos nossos cursos. Este ano, nós celebramos as premiações das produções dos nossos alunos no grande congresso de comunicação, na parte de premiações – Expocom Sul e Expocom Nacional – e agora vem essa grande conquista no Enade, sinalizando que todos os esforços valeram a pena e que estamos no caminho certo”, pontua Layse.

Destaque na Região Sul: Psicologia forma terapeutas e pesquisadores de excelência

Terceiro melhor do Paraná e em quarto lugar na Região Sul, o curso de Psicologia da Unicentro também se destacou com uma nota máxima no exame nacional. Para o chefe do Departamento de Psicologia, professor Cesar Rey Xavier, a qualidade do curso é evidenciada por sua ênfase na formação extensionista de profissionais competentes e pesquisadores na área da psicologia.

“O curso foi muito bem avaliado e a justificativa, eu creio que seja em função do enorme empenho que o curso tem no quesito extensão. Faz muitos atendimentos aqui nas comunidades dessa grande região, não só da cidade de Irati, mas de outros municípios circunvizinhos e a parte de pesquisa também é muito ativa, muito atuante, junto também aos estágios. Nós temos também toda uma atuação junto a pós-graduação de desenvolvimento comunitário. Então, esse conjunto de fatores justifica essa boa nota que a gente recebeu”, celebra o docente.