Curso de Secretariado Executivo da Unicentro realiza 4ª edição do Ciclo de Webinars

O Departamento de Secretariado Executivo da Unicentro realizou, entre os dias 24 e 26 de outubro, a 4ª edição do Ciclo de Webinars que teve como tema as “diversas faces do Secretariado Executivo”. O Ciclo de Webinars é um evento que faz parte da disciplina de Gestão em Eventos, lecionada para os alunos do terceiro período do curso, que procuram parcerias, entram em contato com os palestrantes e organizam todo o evento.

Apesar de ser um trabalho acadêmico, o principal objetivo vai além da obtenção da nota semestral, como explica a coordenadora do evento e professora da disciplina, Suellen Fontes Machado. “Além da obtenção da nota na matéria, os alunos estão envolvidos, por exemplo, na busca de patrocínio, isso trabalha a comunicação dos alunos, a capacidade argumentativa, a comunicatividade dos alunos, bem como a organização do evento. Então, um dos objetivos é fazer com que eles tenham proximidade com a matéria, com os eventos, como organizá-los, ou antes, ou durante, ou depois. E além de trazer profissionais de fora, para que eles ampliem a capacidade deles em relação ao curso do Secretariado Executivo, que eles têm várias possibilidades”, explica Suellen.

A professora coordenadora ainda destaca a escolha do tema da 4ª edição do evento, pois o Ciclo de Webinars tem o objetivo de mostrar os diferentes caminhos que os estudantes podem seguir após a graduação. “Nós temos vários caminhos que os alunos podem trilhar posteriormente, na área de assessoria, consultoria, empreendedorismo, na área de eventos, relações internacionais, mesmo nas questões de assessoria financeira, gestão de pessoas. Enfim, o secretariado possibilita grandes caminhos para que os nossos alunos sigam posteriormente”, conta.

Além de aprimorar a formação dos acadêmicos, a 4ª edição do Ciclo de Webinar também foi um evento beneficente no qual os alunos inscritos no evento tinham que levar uma caixa de chocolate que será doada para uma instituição de Guarapuava.

A noite de abertura do ciclo contou com duas palestras. A primeira, com o secretário executivo e professor Eduardo Souza, de forma presencial, e a segunda com o analista de marketing Guga Nardini que, de forma online, proferiu uma palestra sobre organização de grandes eventos. O secretário executivo Eduardo Souza ministrou uma palestra intitulada “Ler e escrever no trabalho: perdão, o que é isso?” que teve como objetivo principal explicar para os alunos quais são as maiores dificuldades relacionadas à leitura e escrita no mercado de trabalho. “Nessa palestra eu vou falar um pouco sobre questões relacionadas à dificuldade que eu percebo no meu local de trabalho, que os jovens têm hoje de ler e escrever, ler e não compreendem, ou de escrever e ter dificuldades, de português principalmente. E aí trago algumas matérias, algumas informações para corroborar com a ideia que eu procuro defender”, destaca.

O palestrante ainda destaca que considera muito importante os estudantes de secretariado executivo participarem de eventos como esse para que possam adquirir conhecimentos que estão além da sala de aula. “É fundamental, principalmente pela prática. Nesses eventos eles colocam em prática o que eles aprendem em sala de aula e também eles absorvem também o conhecimento que as palestrantes, os convidados trazem, então acho que é fundamental essa participação deles”, ressalta.

Uma das alunas que participou da organização e da noite de abertura do evento foi Ana Laura Fioravanti Cristo Folete. Para ela, participar da organização do evento e poder compartilhar conhecimentos com os palestrantes é gratificante e edificante para sua carreira. “É sempre uma experiência muito gratificante, porque a gente corre atrás de tudo, a gente organiza, a gente vai atrás dos patrocinadores, a gente corre atrás no centro da cidade, a turma toda ajuda. Então, quando a gente chega aqui e começa a organizar no dia a dia e vê o evento tomando forma, a gente fica muito orgulhoso. Organizar e participar do evento ajuda com o nosso profissional de organização, mas também com as nossas ligações no mercado de trabalho”, conta Ana Laura.