Câmpus Irati da Unicentro ganha espaço exclusivo para amamentação

O Câmpus Irati da Unicentro conta agora com um local exclusivo para amamentação. A iniciativa da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae) visa dar o apoio e as condições necessárias para mulheres que estão amamentando. O espaço, que conta com uma poltrona e um trocador de fraldas, fica logo após a entrada do prédio principal, ao lado da escada.

“A amamentação faz toda a diferença na saúde do bebê, no vínculo entre a mãe e a criança. Então, a ideia é que as mulheres se sintam confortáveis e saibam que há esse local específico para elas amamentarem. É um lugar mais reservado, mais silencioso, para que o bebê não se distraia e a mãe não fique preocupada com outros ruídos”, explica a chefe da Divisão de Apoio ao Estudante de Irati (Diae/I), professora Eliane Cristina Pereira.

O espaço conta com uma poltrona e um trocador de fraldas (Foto: Coorc)

O Câmpus Irati é o primeiro da universidade a implementar o local de amamentação. Segundo a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, as duas unidades universitárias em Guarapuava também poderão contar com o espaço em breve. “No Câmpus Santa Cruz, temos um local provisório, que fica na sala de atendimento infantil do Neddij e Numape”, afirma a coordenadora geral da Coorae, Maria Regiane Trincaus. Já no Câmpus Cedeteg, o espaço será providenciado futuramente.

A diretora do Câmpus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, enfatiza que toda a mulher tem o direito de amamentar seu filho em qualquer lugar, mas que o espaço de amamentação é uma alternativa para proporcionar maior conforto às mães que frequentam a universidade. “Com esse espaço, estamos divulgando a importância da amamentação para crianças de até dois anos de idade. Mas é importante lembrarmos que todas as mães podem amamentar seus filhos em qualquer local do nosso câmpus. Essa é apenas mais uma opção que, além da poltrona, conta com o trocador para que a criança fique mais acolhida”, conclui.