Unicentro tem 43 cursos estrelados no Guia da Faculdade do Estadão 2023

43 cursos de graduação ofertados pela Unicentro nos Câmpus de Guarapuava (Cedeteg e Santa Cruz) e de Irati foram estrelados e considerados de excelência pelo Guia da Faculdade (antigo ranking do Guia do Estudante), uma avaliação dos cursos do ensino superior brasileiros realizada em parceria pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Quero Educação.

Em uma escala que vai de um a cinco, 32 cursos receberam quatro estrelas e 11 obtiveram três estrelas. Esse resultado, segundo Angelo Marafon, diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, demonstra a qualidade dos cursos oferecidos pela universidade. “Isso nos mostra que os nossos cursos são muito bem avaliados, o que demonstra e denota o trabalho e a qualidade que nós temos”.

Os cursos estrelados são:

Com 4 estrelas: Administração Bacharelado (Guarapuava); Agronomia Bacharelado (Guarapuava); Ciência da Computação Bacharelado (Guarapuava); Ciências Biológicas Bacharelado (Guarapuava); Ciências Biológicas – Licenciatura (Guarapuava); Ciências Contábeis Bacharelado (Guarapuava); Enfermagem Bacharelado (Guarapuava); Engenharia Ambiental Bacharelado (Irati); Engenharia de Alimentos Bacharelado (Guarapuava); Engenharia Florestal Bacharelado (Irati); Farmácia Bacharelado (Guarapuava); Filosofia Licenciatura (Guarapuava); Fonoaudiologia Bacharelado (Irati); Geografia Bacharelado (Guarapuava); Geografia Licenciatura (Guarapuava); História Licenciatura (Guarapuava); Letras (português) Licenciatura (Guarapuava); Matemática Licenciatura (Guarapuava); Nutrição Bacharelado (Guarapuava), Pedagogia Licenciatura (Guarapuava); Química Bacharelado (Guarapuava); Química Licenciatura (Guarapuava); Secretariado Executivo Bacharelado (Guarapuava); Serviço Social Bacharelado (Guarapuava); Psicologia Bacharelado (Irati); Turismo – Bacharelado (Irati); Matemática Aplicada e Computacional – Bacharelado (Guarapuava); Geografia – Licenciatura (Irati); Educação Física – Bacharelado e Licenciatura (Guarapuava); Ciências Contábeis – Bacharelado (Irati); Filosofia – Licenciatura (Guarapuava); História – Licenciatura (Irati).

Com 3 estrelas: Ciências Econômicas Bacharelado (Guarapuava); Educação Física Bacharelado-Licenciatura (Irati); Jornalismo Bacharelado (Guarapuava); Letras (português) Licenciatura (Irati); Medicina Veterinária Bacharelado (Guarapuava); Publicidade e Propaganda – Bacharelado (Guarapuava); Arte – Licenciatura (Guarapuava); Física – Licenciatura (Guarapuava); Administração – Bacharelado (Irati); Fisioterapia – Bacharelado (Guarapuava); Pedagogia – Licenciatura (Irati).

O diretor reforça que o resultado positivo no ranking em 2023, além de provar a qualidade do ensino prestado, é também um reflexo de um trabalho conjunto feito “entre os departamentos pedagógicos e as estruturas das pró-reitorias”. E complementa, “Nós trabalhamos tanto para dar visibilidade a qualidade que temos e esses resultados alcançados nos rankings diversos só demonstram a seriedade do ensino ofertado aqui na Unicentro”.

Em meio aos mais de 30 mil cursos de graduação presenciais em todo o Brasil, entre os próximos passos da Unicentro estão manter a qualidade do ensino e permanecer em busca desse destaque. “Temos consciência de que precisamos manter a média de cursos que aparecem no ranking. Sabemos que são muitos cursos avaliados, mas temos consciência de que estar estrelado nesse ranking, que é um guia famosíssimo, é importante para a universidade”, finaliza.

Como é feita a avaliação

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 18 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Com base nessas informações, a equipe indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2023, eles precisaram atender aos critérios de ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2022) e ter ao menos uma turma em andamento.