Reitoria da Unicentro participa do 70º Fórum da Abruem

A Reitoria da Unicentro, representada pelo reitor, Fábio Hernandes, o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, e a professora Cibele Lemke, coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, marcou presença no 70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem.

O evento, organizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro em Mossoró (RN), e reuniu dezenas de reitores e representantes de instituições de ensino superior (IES) filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O fórum, realizado semestralmente, teve como tema central “A capilaridade do ensino superior brasileiro, fortalecimento e reconhecimento das IES estaduais e municipais no Sistema Nacional de Educação”.

“Neste encontro, todas as universidades mostraram o seu valor e a Unicentro não fez diferente. Com certeza foi um momento muito valioso e de muita importância para nós”, disse o reitor Fábio Hernandes.

Reitor Fábio e vice-reitor Ademir, ao lado da reitora da Uern, Cicília Raquel Maia Leite.

Fábio Hernandes destacou a importância desse evento como uma oportunidade única para reunir reitoras e reitores de todo o país, permitindo a discussão e o compartilhamento de experiências sobre os desafios e perspectivas do ensino superior. “Essa é uma oportunidade de fortalecer a parceria entre as instituições de ensino superior estaduais e municipais em prol da qualidade e inovação na educação”, declarou.

Câmaras Técnicas

O evento foi estruturado em diversas câmaras técnicas, abordando temas relevantes, como: Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas; Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Gestão, Governança e Legislação; e Saúde e Hospitais. As discussões desses segmentos visaram aprimorar a atuação das universidades em questões-chave, como assistência estudantil, financiamento, internacionalização e a capilaridade do ensino superior brasileiro.

O 70º Fórum da Abruem também deu destaque à importância dos Hospitais Universitários, considerando o potencial de expansão e qualificação dessas instituições.

“Nós participamos da Câmara Técnica dos Hospitais Universitários. No caso da Unicentro, nós ainda estamos buscando um hospital, mas pudemos discutir e entender como estão os hospitais de nossas universidades”, pontua Fábio.

Outro tópico importante foi abordado na Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade, uma das prioridades da gestão atual da Unicentro. “O nosso Escritório de Relações Internacionais tem várias parcerias, inclusive participou da última ação, que foi a viagem da Abruem à África do Sul. Nós fomos representados pela nossa coordenadora, professora Cibeli Lemke, e já temos algumas instituições africanas buscando a Unicentro para desenvolver algumas parcerias”, conta o reitor Fábio.

Carta de Mossoró

Durante o evento, a Carta de Mossoró foi elaborada para refletir as principais necessidades e aspirações das universidades estaduais e municipais no Brasil, reforçando pontos como autonomia, acesso, assistência estudantil, inclusão, infraestrutura, financiamento e saúde mental.

A carta elenca as principais necessidades e aspirações em relação ao futuro da educação superior pública brasileira, a fim de promover um diálogo construtivo e produtivo com os governos para fortalecer as bases da educação, da ciência, tecnologia e inovação. São elas:

1. Garantia da autonomia plena das universidades estaduais e municipais;
2. Promover o acesso regular e garantir por legislação específica recursos e financiamentos da União;
3. Cumprimento e Reformulação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST) para Universidades Estaduais e Municipais;
4. Fortalecer e expandir as Políticas de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil;
5. Programa de Acessibilidade Universal nas Instalações Físicas das Universidades;
6. Estabelecimento de um Fundo de Equidade para Instituições de Ensino Superior;
7. Criação de Políticas de Apoio Psicossocial;
8. Lançamento de Campanhas Nacionais de Conscientização e Educação em Saúde Mental;
9. Qualificação e expansão dos Hospitais de Ensino;
10. Necessidade de criação de um setor específico no FNDE para o atendimento das Universidades Estaduais e Municipais.

Segundo Fábio, o “intuito com a Carta de Mossoró é levá-la até o presidente Lula, onde queremos mostrar cada vez mais a nossa importância para os estados brasileiros, para o desenvolvimento do Brasil e contar com o apoio nas ações e no financiamento, principalmente para assistência estudantil”.

Balanço do evento

O 70º Fórum da Abruem foi uma oportunidade valiosa para demonstrar o papel fundamental das universidades estaduais e municipais na formação de profissionais e no desenvolvimento das comunidades locais. A participação da reitoria da Unicentro e as discussões realizadas neste evento contribuem para fortalecer o sistema de ensino superior no Brasil e reforçam o compromisso das instituições em promover a qualidade e a inovação na educação.

Nos quatro dias de encontro, Fábio ressaltou o compromisso da Unicentro em contribuir para o desenvolvimento regional, destacando nossas ações de extensão, atendimento à comunidade e parcerias internacionais.

O reitor também enfatizou a importância de apresentar a capilaridade das universidades estaduais e municipais no sistema educacional brasileiro e a necessidade de apoio, especialmente no que diz respeito ao financiamento e à assistência estudantil. “A Unicentro é uma universidade do interior do estado do Paraná, que auxilia e presta serviço no desenvolvimento e na formação de profissionais da nossa região de abrangência. Neste encontro, todas as universidades mostraram o seu valor e a Unicentro não fez diferente. Com certeza foi um momento muito valioso e de muita importância para nós”, finaliza.