Primeira noite do 26º Feteco lota teatro com a peça ‘A Cantora Careca’

A première do 26º Festival de Teatro da Unicentro (Feteco) agitou a noite de sábado no Teatro Municipal Marina Karam Primak, em Guarapuava. A abertura foi marcada pela apresentação da peça “A Cantora Careca,” uma produção da Felchak Produções e Eventos, que cativou o público e deu início a uma semana de celebração teatral.

O Feteco tem um objetivo claro: dar visibilidade aos artistas de Guarapuava e região. Com um total de cinco espetáculos em exibição, o festival é um reflexo do compromisso da Unicentro em difundir a cultura e envolver a comunidade em uma experiência enriquecedora.

“O Feteco é uma oportunidade para diversos públicos experimentarem o teatro, muitas vezes pela primeira vez”, afirma a diretora de Cultura da Unicentro, Níncia Teixeira.

A diretora de Cultura da Unicentro, Níncia Teixeira, destacou a importância do festival, não apenas como uma vitrine para os artistas locais, mas também como um veículo de responsabilidade social da universidade. “O Feteco é uma oportunidade para diversos públicos, de adolescentes a adultos, experimentarem o teatro, muitas vezes pela primeira vez”, disse.

Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava, ressaltou a longa história do festival e o orgulho em participar e apoiar um evento que persiste ao longo dos anos. “O Feteco já esteve em tantos lugares e, por conta dele, Guarapuava já foi palco de grupos do país inteiro. Eu acho que proporcionar essas experiências para a população é nossa missão enquanto secretaria e enquanto parceiros da Unicentro nesse evento”.

Para a espectadora Solange Cardoso, o Feteco é um marco na disseminação da cultura no município e traz diferentes opções de lazer para a população. “Eu acho que Guarapuava começa a entrar nessa rotina de ter opções de lazer cultural, neste caso, o teatro. O guarapuavano não vinha em peças teatrais apenas porque não tinha opção, não tinha oferta”, comenta. Ideia compartilhada por grande parte da plateia. “Eu sei que Guarapuava está nesse movimento, está investindo nisso e eu não poderia deixar de prestigiar”, disse Raquel Galiciolli.

Prêmio Dody Sanman

Dody Sanman é uma atriz guarapuavana que participa do Feteco desde a sua primeira edição, em 1998. Por isso, após a peça que marcou a abertura do festival, a Unicentro, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, prestou uma homenagem ao entregar para Dody um certificado de mérito pela relevante participação no cenário artístico-cultural guarapuavano.

“Eu me sinto muito honrada por fazer parte dessa história. Eu só agradeço a todos os envolvidos que criaram esse prêmio”, disse a atriz Dody

Ainda como forma de homenagear a atriz, a partir de 2024, o Festival de Teatro da Unicentro instituirá o Prêmio Dody Sanman para o destaque na cena artístico cultural guarapuavana.

“Eu fico sem palavras porque foi uma surpresa muito grande. Eu me sinto muito honrada por fazer parte dessa história. Eu só agradeço a todos os envolvidos que criaram esse prêmio e que estão na luta tentando fazer acontecer em meio a todas as dificuldades”, disse, emocionada, Dody Sanman.

O Feteco 2023 segue com várias atrações até a próxima quinta-feira (26). Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na Diretoria de Cultura da Unicentro, localizada no Câmpus Santa Cruz.

24/10 (terça) – Peça: Transições – Piá / Grupo de Estudos Cênicos

Local: Hall de entrada do auditório da Unicentro

Peça: Baxô – Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas

Local: Auditório Francisco Contini / Câmpus Santa Cruz