Unicentro e Unespar promovem 2º Congresso Internacional de Educação e Infância

Começa hoje (18), às 13h30, o 2º Congresso Internacional de Educação e Infância (Ciei). O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa “Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas” (Geppei), vinculado ao Departamento de Pedagogia do Câmpus Irati da Unicentro, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (Gepe), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O evento é realizado de forma remota e contará com a palestra de abertura do professor espanhol Miguel Angel Zabalza, da Universidade de Santiago de Compostela, que irá falar sobre a “Docência na Educação Infantil”. A conferência terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Unicentro. O congresso segue até sexta (20) com atividades culturais, conferências, mesa-redonda e apresentações de pesquisas. Os links para as palestras e sessões de Grupos de Trabalho estão disponíveis no site do Ciei

“O objetivo do CIEI é promover um espaço de discussões acerca da infância e formação docente, seja inicial ou continuada. Além disso, refletir acerca de práticas e ações pedagógicas com a infância em diferentes espaços e proporcionar, por meio dos grupos de trabalho, análise de pesquisas e troca de experiências no campo da educação das crianças”, afirma a coordenadora geral do II Ciei, professora Sandra Gardacho Pietrobon.

O tema da edição deste ano é a “Formação de Professores: Esperançar e Fortalecer a Docência na Educação da Infância”. “O evento justifica-se pela necessidade de discussões que abranjam diferentes campos de estudos das infâncias e a formação docente, com vistas à reflexão de pesquisas e práticas pedagógicas que vislumbrem ações e possibilidades para a educação de crianças”, reforça Sandra.

Ao todo, estão inscritos 330 participantes e devem ser apresentadas 50 pesquisas durante o evento, distribuídas em oito grupos de trabalho.