Unicentro participa do 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário

Unicentro participa do 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário

A Unicentro participou, entre os dias 4 e 6 de outubro, do 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário. O evento foi sediado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e reuniu reitores, vice-reitores e representantes de universidades públicas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Paraguai. A programação incluiu reuniões, seminários e assembleias para debater a internacionalização e a cooperação entre as instituições de ensino superior que compõem a rede.

Estiveram presentes no encontro o reitor e o vice-reitor da Unicentro, respectivamente, os professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, a diretora de Relações Internacionais, professora Cibele Krause Lemke, e o diretor da Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade (Crie), professor Márcio Fernandes. As professoras Débora Gomes, Kátia Alexsandra dos Santos e Wanda Terezinha Pacheco também participaram com a apresentação de projetos extensionistas durante o 2º Seminário Internacional Zicosur Universitário (Sizu).

“Foram debatidas muitas ações, no sentido de fortalecermos nossas universidades e criarmos um bloco consolidado para avançarmos ainda mais em parcerias com instituições de outros continentes”, afirmou o reitor Fábio Hernandes

A rede busca fortalecer a integração e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão (Foto: Agência de Internacionalização e de Inovação/UFMS)

Na visão do reitor, professor Fábio Hernandes, o encontro proporcionou discussões importantes em relação ao financiamento das universidades e ao fortalecimento da mobilidade acadêmica. “Durante esses três dias foram debatidas muitas ações, muitos projetos que serão desenvolvidos em conjunto pela Rede, focando principalmente no intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, no sentido de fortalecermos nossas universidades e criarmos um bloco consolidado para avançarmos ainda mais em parcerias com instituições de outros continentes”, aponta.

A diretora de Relações Internacionais da Unicentro avalia que eventos como este facilitam o desenvolvimento de ações conjuntas entre universidades sul-americanas. “A Unicentro, ao se fazer presente neste evento, se coloca no cenário das discussões em relação à cooperação internacional. Foi possível apresentar nossas experiências em extensão e também fizemos um convite à toda Rede para que participem da nossa 8ª Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Já temos algumas universidades estrangeiras confirmadas que irão, por meio de seus estudantes, apresentar trabalhos no [Encontro Anual de Iniciação Científica] EAIC Internacional”, conta Cibele.

No último dia de atividades ocorreu a 34ª Plenária dos Reitores. “A principal temática durante a plenária foi a constituição oficial da Rede Zicosur Universitário, com sede em Assunção, no Paraguai, e também foi definido o próximo encontro, que será sediado pela Universidade Nacional de Salta, na Argentina”, destaca o reitor Fábio.

2º Seminário Internacional Zicosur Universitário

Com o tema “Boas Práticas de Extensão”, o 2º Seminário Internacional Zicosur Universitário (Sizu) reuniu exposições de projetos extensionistas de universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Três projetos de extensão da Unicentro foram levados ao evento – o Projeto Vamos nos Movimentar, coordenado pela professora Débora Gomes, do Departamento de Educação Física (Irati); o Projeto de Prevenção à Violência Contra as Mulheres, da professora Kátia Alexsandra dos Santos, do Departamento de Psicologia; e o Programa Entredocentes, que tem a coordenação da professora Wanda Terezinha Pacheco, do Departamento de Geografia (Irati).

‘Vamos nos movimentar’ é um projeto extensionista que tem atuado há mais de dez anos na capacitação de professores de educação física e, há seis anos, também tem proporcionado aulas de dança gratuitas para a comunidade. O projeto, que já é consolidado e conhecido na cidade de Irati, ganhou uma visibilidade ainda maior durante o Encontro da Rede Zicosur. “Muitas pessoas vieram até nós, conversaram, se interessaram pelo projeto. Estabelecer essa rede de contatos é muito importante, tanto para que as pessoas possam levar nossas ações da Unicentro, quanto para que possamos conhecer o que tem sido desenvolvido em outros lugares e ampliar as nossas possibilidades”, enfatiza a professora Débora.

Representantes da Unicentro debateram a internacionalização e a cooperação entre as instituições (Foto: Arquivo Pessoal).

Com ações de prevenção à violência e formação de lideranças, o projeto da professora Kátia foi um dos expostos no Sizu que se dedica à luta contra a violência de gênero. Para a docente, o evento foi uma oportunidade de conhecer os desafios e cenários semelhantes que a extensão enfrenta em países sul-americanos.

“Ao mesmo tempo em que conhecemos outros projetos que trabalham com essa temática, também foi possível ver uma diversidade de áreas e observarmos que as realidades que a gente tem trabalhado, que a extensão tem se debruçado, são muito próximas. São países que têm questões e dificuldades parecidas, que precisam ser debatidas e pensadas a partir da extensão”, destaca.

Já o Programa Entredocentes desenvolve diversas atividades de formação continuada para professores universitários da Unicentro em Guarapuava e Irati. A coordenadora ressalta que a participação no evento é uma forma de reconhecimento ao trabalho de capacitação docente que tem sido feito desde 2015. “Nos fez refletir sobre o quanto nosso trabalho se faz importante na universidade para que sejamos melhores professores e, consequentemente, na melhoria do nosso ensino”, evidencia Wanda.

Rede Zicosur

Criada em 2008, a partir de um protocolo de intenções promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur) congrega universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. O principal objetivo da Rede é fortalecer a integração regional acadêmica e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Deixe um comentário