Universidades estaduais dão início à Operação Rondon Paraná 2023

Nesta quarta-feira (11), foi dada a largada para a Operação Rondon Paraná 2023, iniciativa que vai promover um conjunto de ações de extensão universitária de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia. A tradicional cerimônia do chapéu, que marca a saída dos rondonistas para as atividades de campo, foi realizada em Curitiba, no câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A Unicentro irá atuar nas cidades de Morretes e Pontal do Paraná, com atividades como: rodas de conversa, palestras e oficinas para pessoas de diferentes faixas etárias.

Ao todo, foram selecionados para a operação, 150 estudantes de graduação e 30 professores das sete universidades estaduais. Até o dia 22 de outubro, os rondonistas vão realizar atividades nos municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Cerro Azul e Rio Branco do Sul.

As universidades planejaram atividades em diferentes formatos, como rodas de conversa, palestras e oficinas para pessoas de diferentes faixas etárias. A Unicentro irá atuar nas cidades de Morretes e Pontal do Paraná. Ao todo, 20 acadêmicos estão divididos em dois conjuntos que irão acompanhar a operação e serão responsáveis por, pelo menos, uma oficina ou palestra.

Em Pontal do Paraná, por exemplo, serão realizadas limpezas na baía onde desaguam os rios Cachoeira e Cacatu e na comunidade do Maciel, beneficiando os pescadores e pescadoras artesanais. O combate à violência infanto-juvenil será tema de palestras em Morretes para agentes públicos das áreas de assistência social, segurança pública, saúde e educação.

A programação foi definida de acordo com as necessidades das comunidades locais, em articulação com as prefeituras. O intuito é que as ações beneficiem os cidadãos e sejam continuadas pelos gestores públicos depois da operação.

Com informações da Seti.