Unicentro realiza 1º Simpósio Nacional da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Unicentro realizou o 1º Simpósio Nacional da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef). O evento tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da autonomia feminina e dialogar sobre a importância de políticas públicas que atendam diretamente às necessidades das mulheres em toda a sua diversidade. Durante os dois dias, o Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, recebeu mulheres de destaque para fomentar a temática.

Segundo a coordenadora do evento, Loide Salache, o simpósio impulsionou diálogos e informações para cativar o empoderamento da mulher (Foto: Coorc).

O simpósio promoveu a discussão das políticas públicas para as mulheres, dentro da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a coordenadora do evento, Loide Andrea Salache, o simpósio impulsionou outros diálogos e informações, para cativar o empoderamento da mulher.

“A igualdade de gênero se estabelecerá pelo empoderamento das mulheres e das meninas. Ações, estas, frutíferas, de uma cultura de colaboração da Unicentro, da Controladoria do Estado do Paraná (CGE), Secretaria de Estado da Mulher, da Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Então, é um trabalho feito em parceria com todas essas instituições governamentais e também com a sociedade em geral”, disse Loide.

Para falar sobre o tema escolhido, a primeira mesa-redonda contou com a participação de quatro mulheres que representam a importância do simpósio. Para Larissa Marsolik, coordenadora de Fomento ao Protagonismo Feminino, da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, esse evento se tornou essencial, principalmente por ser realizado no meio acadêmico. “O movimento feminista tem lutado para que todos esse setores se unam em prol da equidade de gênero. Trazer em pauta o movimento de diálogo para o corpo discente, além doscorpo docente, representa um avanço bastante significativo”, argumenta Larissa.

Em consonância, para a assessora técnica na Controladoria-Geral do Estado Do Paraná, Mineia Lückfett de Oliveira, o simpósio se torna um complemento positivo a favor do movimento feminista. “É importante trazermos esse tipo de evento, para mostrar a importância delas dentro da sociedade, tanto para questões políticas, sociais e econômicas, provando o quanto a sua presença é essencial nestas três lacunas”, afirma Lückfett.

Também fizeram parte do encontro, a nova diretora do Câmpus Santa Cruz, recém-eleita para o mandato 2024-2028, professora Roseli Machado, e a diretora-adjunta de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Natália Massaco Koga, que participou por videoconferência.

Apoiando a promoção do debate relacionado à mesa-redonda, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, disse que o tema abordado possui uma relação estreita com a ciência, tecnologia e ensino superior. “A ciência é um espaço importante do empoderamento feminino. A produção do conhecimento pelas, sobre as mulheres e sua história de luta, de conquista, sobre o que precisa avançar ainda”, relata Bona.

Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a realização do evento pela universidade é de fundamental importância para fomentar o empoderamento e empreendedorismo feminino, para além da mesa-redonda. “Estamos muito felizes com este evento e temos a certeza que as informações trazidas para esta mesa-redonda vão despertar muitas mulheres a se empoderar, no sentido de mostrar a independência que todas elas têm. Todos somos um só, por isso, ao gerar equidade, estamos fazendo o nosso papel como universidade”, afirma o reitor.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.