Prescrição de exercícios físicos para pessoas com doenças crônicas é tema de curso no Câmpus Irati

Um curso sobre prescrição de exercício físico para pessoas com obesidade, hipertensão e diabetes abriu as comemorações dos 25 anos do curso de Educação Física do Câmpus Irati da Unicentro. Ministrado pela professora Edina Camargo nessa quinta-feira (21), o evento instruiu estudantes e profissionais da área sobre a atuação e o cuidado do educador físico com o público que convive com essas doenças crônicas.

A palestrante, que também é docente do departamento de Educação Física, enfatiza que o exercício físico atua no tratamento e prevenção de mais de 35 doenças e condições. “Foi uma fala teórico-prática, trazendo as evidências científicas, mas também mostrando como atuar com esse público na prática, quais os principais cuidados que o profissional deve ter, isso porque o exercício físico faz parte do tratamento. Como profissional da educação física, é necessário ter conhecimento da saúde do nosso aluno”, explica a professora.

Atividade marca o início das celebrações dos 25 anos do curso de Educação Física de Irati (Foto: Coorc)

Edina ainda destacou que essas doenças não atingem somente uma faixa etária e ressaltou a importância do trabalho multiprofissional nesses casos. “A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 500 milhões de pessoas viverão com alguma doença crônica em 2030. Antigamente, eram doenças mais frequentes em adultos, mas hoje em dia atingem crianças e adolescentes também. Boa parte devido a inatividade física, excesso de comportamento sedentário, falta de uma alimentação equilibrada. Então, a ideia é mostrar a importância da atuação multiprofissional e do seu papel na redução dessas doenças”.

O evento foi o primeiro de uma série de ações alusivas ao aniversário do curso de Educação Física em Irati. De acordo com a chefe do departamento, professora Débora Gomes, estão previstas atividades até o fim deste ano letivo, em fevereiro de 2024. A próxima será um jantar comemorativo no dia 20 de outubro, data que marca os 25 anos de curso. “Teremos o jantar com o objetivo de homenagear todos que fizeram parte do curso, reunir egressos, professores, acadêmicos e as autoridades que de alguma forma contribuíram para a existência do curso aqui em Irati”, afirma.

O departamento também promoverá outros dois cursos de formação. Com o tema “Neurociências e aprendizado ativo: implicações para o ensino da Educação Física”, o segundo curso será em novembro, ministrado pelo professor Plínio Marco de Toni, da Psicologia. Já em janeiro de 2024, Crystiano Roberto e Fabiano Seixas, respectivamente, treinador e coordenador das categorias da base do Pato Futsal, conduzirão o curso “Perfil e táticas de futsal necessárias aos atletas das categorias de base e equipes profissionais”.

Estudantes da Unicentro e de outras instituições de ensino, bem como profissionais da área, poderão participar dos cursos promovidos pelo departamento. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 20 para os inscritos, que será utilizada para subsidiar outros eventos do departamento, como a Semana Científica de Educação Física, prevista para fevereiro de 2024.