Reforma tributária foi a temática de abertura do 26º Ciclo de Estudos Contábeis

Teve início na última segunda-feira (18), o 26º Ciclo de Estudos Contábeis no Câmpus Santa Cruz da Unicentro. O tema abordado na palestra de abertura foi a reforma tributária do Brasil. O palestrante da noite, Marcelo Borges Lacerda, membro do Comitê de Auditoria da Fomento Paraná, comentou sobre o assunto ser indispensável para aqueles que estão cursando na área da contabilidade, assim como para a população. “A importância dessa reforma tributária se dá por ser uma ação que vai afetar diretamente o bolso de todos os cidadãos. Em teoria, será diminuído o valor de muitas mercadorias e bens que são essenciais. Consequentemente, esse fator ocasiona em uma abertura maior de investimentos, tanto dos próprios brasileiros, como de países estrangeiros, em empresas aqui no Brasil. Ademais, proporcionar uma maior estabilidade na economia”, comenta Lacerda.

Não apenas a temática da palestra foi escolhida focada no processo de integração dos acadêmicos ao cotidiano da contabilidade, mas também todas as atividades do Ciclo de Estudos Contábeis se tornam imprescindíveis, por contextualizar duas temáticas fundamentais. A primeira temática, é sobre a Reforma Tributária, tratada na palestra de abertura. O segundo ponto, é sobre Compliance e a Gestão de Riscos nas Empresas. Um tema que aborda as entidades que procuram medidas para reduzir potenciais ameaças na empresa, sendo uma temática que também impacta a sociedade.

Segundo o chefe do Departamento de Ciências Contábeis de Guarapuava, Ivonaldo Brandani Gusmão, esse evento foi pensado em explorar três aspectos. “O primeiro, é por retirar o aluno da sala de aula e colocá-lo em uma condição para que haja o conhecimento da parte prática. O segundo, refere-se aos minicursos. Escolhemos profissionais que estão atualizados no mercado, trazendo-os aqui para a universidade. Já o terceiro, se conecta com a parte de sair da visão simplista de sala de aula, por querer proporcionar aos universitários a correlação entre teoria, prática e mercado”, relata o professor Ivonaldo.

O evento disponibiliza práticas profissionais importantes dentro do campo da contabilidade, servindo como uma forma de promover positivamente o desenvolvimento na carreira acadêmica e profissional do graduando. Fabiola Algeri está no primeiro ano de Ciências Contábeis na Unicentro. Para ela, o evento é importante por tratar assuntos preciosos para o seu aprendizado. “Essa semana pode me auxiliar futuramente. Eu entrei no curso justamente para aprender mais sobre assuntos que envolvem o lado financeiro, como também o lado empresarial. Tais são conteúdos que nos rodeiam todos os dias”, diz Fabiola.