Professora da Unicentro assume vice-presidência da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A docente do curso de Jornalismo, Ariane Pereira, que integra o Departamento de Comunicação Social da Unicentro, tomou posse, no último dia 7, como vice-presidente da Intercom, que é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado.

A trajetória de Ariane Pereira na Intercom começou em 2014, como coordenadora do Intercom Júnior. Posteriormente, sob a presidência do professor Giovandro Ferreira, ela integrou a chapa eleita e exerceu a diretoria de planejamento. A última gestão contou com a docente como diretora cultural e culminou com sua nomeação como vice-presidente da Intercom, ao lado do presidente, professor Juliano Domingues, da Universidade Católica de Pernambuco. A nomeação se destaca pelo comprometimento com a inclusão de pesquisadores em formação, desde graduandos até doutorandos. “Essa é uma chapa da Intercom que, em nosso ponto de vista, representa uma série de mudanças, pois temos uma presidência e vice-presidente bastante jovens, perto de outras gestões. Valorizamos a juventude e a participação da comunidade acadêmica da área de comunicação em nossos congressos e atividades”, explica Ariane.

Uma das realizações de Ariane Pereira como diretora cultural foi a melhoria da participação dos estudantes de graduação na apresentação de suas pesquisas científicas, seja de iniciação científica ou dos trabalhos de conclusão de curso, por meio do Intercom Júnior. Além disso, a agora vice-presidente também supervisiona o Expocom, um prêmio voltado para estudantes de graduação que reconhece os melhores trabalhos práticos e experimentais.

Segundo Ariane, um dos objetivos centrais da nova gestão será fortalecer ainda mais o campo da comunicação, especialmente após quatro anos de desafios e cortes à ciência e à pesquisa. A Intercom desempenha um papel vital nas universidades e se faz necessário engajar a comunidade acadêmica. “Apenas caminhando juntos podemos fortalecer a área da comunicação, sobretudo depois de quatro anos de ataques e cortes à ciência e à pesquisa”, enfatiza a docente da Unicentro.

A nova gestão planeja continuar promovendo mudanças estruturais nos congressos regionais para melhor atender às necessidades dos estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos. Isso inclui um foco renovado no ensino e na extensão, além da pesquisa. “Os congressos regionais são cada vez mais o espaço dos estudantes e queremos trazer o ensino e a extensão para esses eventos”, destaca a professora.

Esta nomeação representa não apenas um feito notável para a docente, mas também um marco importante para a Unicentro. “Mostra a capilaridade da pesquisa e como podemos fazer pesquisa de qualidade mesmo fora dos grandes centros do Brasil”, comentou.

A Unicentro tem se destacado em prêmios nacionais da Intercom, o que é uma amostra do potencial e do comprometimento dos estudantes e demais professores da instituição. “É um trabalho conjunto com todos os professores do departamento. Neste ano, nós fizemos o Intercom Sul aqui em Guarapuava e foi o nosso recorde de trabalhos inscritos no Expocom. Com isso, conseguimos recorde de trabalhos ganhadores na etapa regional, que foram dez, o nosso máximo eram cinco”, destaca. Outro recorde quebrado foi a quantidade de trabalhos acadêmicos vencedores na etapa nacional do prêmio. “Nós concorremos com 10 trabalhos de um total de 65 e nossos alunos ganharam cinco deles. Junto com a Federal Fluminense, nós somos a universidade que mais ganhou prêmios”, celebra a nova vice-presidente da Intercom.