Unicentro e Universidad Autónoma de Madrid fazem reunião em busca de parcerias

A Unicentro está celebrando 20 anos do curso de Arte de maneira muito especial. Para marcar esse momento importante, a instituição recebeu duas convidadas ilustres da Universidad Autónoma de Madrid: as professoras Ángela Maria Morales Fernandes e Raquel Pastor Prada.

A visita das professoras foi organizada pela docente do Departamento de Arte da Unicentro, Daiane Stoeberl. E para aproveitarem ao máximo a vinda ao Brasil, as professoras participaram de uma reunião estratégica com a Reitoria e pró-reitorias da Unicentro para discutir parcerias acadêmicas e colaborações futuras.

Fortalecendo os laços internacionais

As docentes foram recepcionadas pela Reitoria, Escritório de Relações Internacionais e pró-reitorias de Ensino e de Pesquisa e Pós-Graduação (Foto: Coorc).

A Unicentro tem buscado intensificar suas relações internacionais nos últimos anos. A visita das professoras da Universidad Autónoma de Madrid representa mais um passo nesse processo de internacionalização.

A coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, Cibele Krause Lemke, destaca a importância dessa parceria.

“Estamos trabalhando junto à área de internacionalização da Universidad Autónoma de Madrid para a assinatura de um convênio do programa Erasmus. O Erasmus é um programa de bolsas da União Europeia para intercâmbio e mobilidade discente. A partir desse convênio, a Unicentro poderá fazer parte deste programa junto à Universidad Autónoma de Madrid”, conta.

Reunião estratégica

Durante a reunião, as professoras Ángela Maria Morales Fernandes e Raquel Pastor Prada foram recebidas pela Reitoria, pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) e pelas pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Cibele Lemke ressalta a relevância da participação dessas pró-reitorias para o desenvolvimento das parcerias. “A Proen, sobretudo, é de interesse por conta do intercâmbio estudantil, enquanto a Propesp oferece oportunidades de colaboração no âmbito da pós-graduação”.

A reunião serviu como um espaço para discutir parcerias acadêmicas e projetos futuros entre as instituições. O intercâmbio de alunos foi um dos temas em destaque, visto que o programa Erasmus é bem consolidado na União Europeia e permite a mobilidade estudantil alinhada entre universidades parceiras. Com a assinatura do convênio, a Unicentro terá a oportunidade de receber estudantes via programa Erasmus e também de enviar seus próprios estudantes para experiências acadêmicas na Universidad Autónoma de Madrid.

Uma perspectiva espanhola

Ángela Maria Morales Fernandes, uma das professoras visitantes, compartilhou suas impressões sobre a visita ao Brasil. “É a primeira vez que venho ao Brasil e tenho a percepção de que é um país com um enorme potencial, com uma grande riqueza e, no que diz respeito à Universidade, esta licenciatura parece-me uma oportunidade única para podermos divulgar a arte no mundo da educação de forma integrada”, disse.

Ela também enfatizou a importância de colaborações acadêmicas. “Desde o primeiro momento com a Daiane [docente do Departamento de Arte], nós tivemos muitas colaborações. E bem, vivenciamos tudo de forma tão intensa em termos de aprendizagem comum, ela conosco e nós com ela. Espero que possamos transmitir tudo aos nossos alunos e que essa troca cresça através deles”.