5° Colóquio Internacional Museus e 2ª Exposição Itinerante Holocausto em Cena chegam na Unicentro no mês de setembro

De 3 a 5 de setembro, a Unicentro recebe o 5° Colóquio Internacional Museus e Arquivos, cujo o tema é “Discursivização e representação social, histórica e material do holocausto em museus e memoriais”. Durante os três dias de evento serão realizadas palestras, rodas de conversas e debates sobre o tema do holocausto com os acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e com as escolas de Guarapuava.

Outra atividade que é decorrente do 5° Colóquio Internacional de Museus é a Exposição Itinerante Holocausto em Cena. Neste ano será apresentada a 2° edição da exposição e terá como tema “Reformador do mundo”. A exposição é resultado de uma parceiria com o Museu do Holocausto de Curitiba que retrata a vida de Janusz Korczak, um ativista social, médico, pedagogo e escritor judeu-polonês que defendia os direitos das crianças. A exposição “Reformador do mundo” estará aberta a visitação no hall da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), no Câmpus Santa Cruz, até o dia 29 de setembro, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade.

O principal objetivo de trazer o 5° Colóquio Internacional de Museus e a exposição “Reformador do mundo” para dentro da universidade, como explica a organizadora dos eventos, professora Maria Cleci Venturini, é dar visibilidade e sensibilizar sobre os acontecimentos do holocausto. “É importante trazer esses temas para a universidade para que os alunos, e quem mais venha visitar, conheça mais sobre o tema, se sensibilize sobre isso e que nós possamos fazer um estudo sobre o que está sendo trabalhado que irá agregar no conhecimento de quem vier conferir a exposição. Nós esperamos que seja muito proveitoso e quem vier verificar não apenas veja o que está sendo exposto mas que também aprenda alguma coisa com isso”, destaca a professora.