Unicentro estabelece comissão para processo eleitoral da Cipa

Na manhã desta terça-feira (22), os integrantes da comissão eleitoral designada para coordenar as eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) da Unicentro reuniram-se na Sala dos Conselhos Superiores da universidade, no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. Na ocasião, os membros elegeram o presidente e o secretário da comissão, além de definirem pontos importantes do edital das eleições, que será divulgado em breve.

O processo eleitoral

A Cipa será composta por dois representantes e dois suplentes em cada um dos câmpus da Unicentro. O objetivo é organizar uma estrutura de segurança do trabalho na universidade para todos os colaboradores da instituição, assim como a segurança de todos os membros da comunidade universitária. “Podem se candidatar servidores efetivos concursados e servidores oriundos de teste seletivo temporário. Não podem os cargos em comissão, estagiários e servidores em estágio probatório”, orienta Mariela Frigeri, advogada da Procuradoria Jurídica da Unicentro.

As candidaturas para os cargos em votação poderão ser feitas nos protocolos dos Câmpus Santa Cruz, Cedeteg e Irati, entre os dias 1º e 18 de setembro, até às 17h30.

“Sua participação na eleição dos membros representantes da Cipa é essencial para promover a segurança e o bem-estar de todos em nossa universidade. Juntos, podemos trabalhar para prevenir acidentes, criar um ambiente saudável e garantir que todos os professores e agentes universitários tenham suas vozes ouvidas. Sua contribuição faz a diferença”, convida Rudinei Luiz Bogo, docente da Unicentro e presidente da comissão eleitoral.

Entendendo a Cipa

Conforme previsão da norma regulamentadora NR-5, empresas com 20 ou mais funcionários de grau de risco médio, ou mais de 80 funcionários de qualquer grau de risco, deverão, obrigatoriamente, constituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

A Cipa é composta por um grupo formado por colaboradores eleitos para atuarem de forma voluntária, que se reúnem com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Os integrantes, conhecidos como cipeiros, participam e desenvolvem ações na comissão junto às funções de rotina dos trabalhadores. Os planejamentos são discutidos junto ao Serviço Especializado de Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT).

“A Cipa vem para auxiliar no processo de segurança do trabalho. Os integrantes são a ponta da engrenagem, pois eles estarão no dia a dia verificando as demandas de segurança dos laboratórios, por exemplo, assim como dentro de todo o espaço universitário. Eles serão a ponte com o SESMT, além de dar orientação aos colegas de trabalho quando necessário”, explica Elias Trevisan, engenheiro de segurança do trabalho e membro da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Unicentro.