Projeto de extensão que promove a saúde sexual comemora um ano

Na última quarta-feira (16), a equipe do projeto de extensão ATIVAProsseg: Atividade Extensionista Promoção da Saúde Sexual e Gênero, vinculado ao Departamento de Enfermagem da Unicentro, se reuniu em comemoração ao aniversário de um ano da iniciativa. O ATIVAProsseg tem por objetivo promover a saúde sexual, não só da comunidade universitária, mas de toda população de Guarapuava. Neste período, foram realizados mais de dois mil testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como: Hepatite A e B, Sífilis e HIV.

O projeto conta com a participação de 9 professores e 19 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Farmácia.

No encontro, além da divulgação das atividades desenvolvidas até o momento, foi discutida a ampliação das ações, inclusive o atendimento semanal na Unidade Escola de Enfermagem. A coordenadora do projeto e professora do curso de enfermagem, Kátia Pereira, conta que além da testagem, o ATIVAProsseg está fazendo um rastreamento das infecções na cidade, chegando até a população carcerária nas penitenciárias do município.

O próximo passo é fazer este rastreamento também nas universidades particulares, bem como nas instituições que oferecem cursos técnicos. Futuramente, estes dados serão estudados e resultarão em pesquisas científicas. Outra atividade da extensão é levar a educação sexual até as escolas de ensino fundamental e médio, a fim de abrir discussões e conscientizar os jovens. “A melhor maneira de fazer essa conversa chegar aos jovens é através dos próprios jovens’’, afirma Kátia.

Kátia esclarece que antes da realização do teste, o paciente passa por uma entrevista com profissionais qualificados, chamada de “aconselhamento”, visando elucidar as possibilidades ao indivíduo e a probabilidade do resultado ser positivo. Caso seja positivo, o paciente é encaminhado para um teste mais aprofundado e, consequentemente, para o tratamento necessário.

O projeto conta com a participação de nove professores e dezenove acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Farmácia. Bruna Schreiner, estudante do quarto ano de Enfermagem, destaca que  o maior aprendizado em seu tempo na extensão foi a melhora na maneira de conversar com as pessoas atendidas. ‘’Com o passar do tempo aprendemos a falar com eles de maneira natural, os deixando mais à vontade’’, disse Bruna.

As testagens são ofertadas gratuitamente para toda a comunidade, na Unidade Escola de Enfermagem do Câmpus Cedeteg. Os testes são realizados nas quartas-feiras, das 15h às 19h, sem necessidade de agendamento prévio. Para mais informações, contate o telefone: (42) 3629-8187.