Campanha “Calouro Solidário” arrecada alimentos para a Santa Casa de Irati

Integrar as novas turmas e fazer o bem. Essa é a ideia que motiva a campanha “Calouro Solidário”, que arrecada alimentos para a Santa Casa de Irati até o início do mês de setembro. A ação envolve toda a comunidade acadêmica e é promovida pela Direção de Câmpus, pela Divisão de Apoio ao Estudante (Diape/I), pela Seção de Relações com a Comunidade (Serecom), pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelas Atléticas do Câmpus Irati. “Nós pensamos em fazer uma campanha envolvendo os calouros para que eles entendam esse papel social que a universidade tem, por meio dos seus projetos, e também para trabalhar com eles a importância da questão da solidariedade”, ressalta a diretora do Câmpus de Irati, professor Andréa Nogueira Dias.

Várias caixas da campanha estão distribuídas pela instituição, em locais como o hall de entrada do prédio principal e em cada sala com turmas do primeiro ano. As caixas estão devidamente identificadas com uma lista dos produtos que estão sendo arrecadados: arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, macarrão, café, bolacha laminada doce e bolacha água e sal. “O objetivo é que os calouros façam a articulação para conseguir esses ingredientes e que eles próprios também façam doações. De qualquer forma, toda a comunidade acadêmica pode participar – acadêmicos, agentes e professores”, explica a diretora.

A professora Andréa reforça ainda a necessidade de ajudar um hospital como a Santa Casa de Irati. “Gostaríamos muito que as pessoas abraçassem essa causa, porque é uma instituição que atende não só à Irati, mas a toda a região. A nossa universidade tem também muitas parcerias com a Santa Casa e é importante, principalmente para os alunos, que complementam a sua formação com os estágios no local. Ou seja, é uma via de mão dupla. Na verdade, nós estamos só aperfeiçoando essa parceria”, salienta.