Centro Acadêmico de Pedagogia de Irati homenageia professora Maria Rita com noite cultural

Uma noite repleta de cultura e de emoção. Foi isso que o Centro Acadêmico de Pedagogia do Câmpus de Irati da Unicentro promoveu na última quarta-feira (9), no Auditório Denise Stoklos. O evento marcou a retomada das atividades do CA com uma homenagem à memória da professora Maria Rita Kaminski Ledesma. A docente foi escolhida em votação para nomear o centro acadêmico do curso ao qual se dedicou por mais de 30 anos.

Na Unicentro, Maria Rita também atuou como diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, vice-diretora do câmpus, coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) e integrante dos conselhos superiores da universidade. Ela faleceu em 13 de fevereiro de 2021, vítima da Covid-19.

O evento marcou a retomada das atividades do CA Maria Rita Kaminski Ledesm (Foto: Coorc).

Atual vice-chefe do Departamento de Pedagogia, a professora Sandra Regina Gardacho Pietrobon foi uma das colegas que se emocionou com o tributo prestado pelos alunos. “A Maria Rita sempre foi muito expansiva, muito amistosa e sempre muito acolhedora. Além de um coleguismo de trabalho e tudo mais, nós tivemos uma amizade durante todo esse tempo. E naquele momento que ela partiu desse lugar, nós não pudemos nos despedir de alguma forma. Acredito que hoje é uma noite para a gente lembrar dela, comemorar essa retomada do centro acadêmico, comemorar a vida e também lembrar do trabalho que ela desenvolveu na universidade durante mais de 30 anos”, reforça Sandra.

Além da comunidade acadêmica, familiares estiveram presentes no evento para acompanhar os discursos e vídeos gravados por colegas e alunos de Maria Rita. “Não tem palavras para descrever um momento tão lindo. Eu acho que ela deve estar feliz no plano que ela está, porque ela sempre foi alegre, disposta, sempre foi assim uma pessoa extrovertida. Ela tinha essa força, essa alegria”, conta Dea Maria Kaminski, uma das irmãs de Maria Rita.

A noite teve uma programação diversa. Os grupos folclóricos ucranianos Spomen, de Mallet, e Ivan Kupalo, de Irati, participaram em peso, com integrantes de todas as idades. O Coletivo Soma trouxe uma dança inspirada no tango, enquanto a acadêmica de Letras, Ana Flávia Martins, apresentou “A morte de Nikiya”, do Ballet La Bayadère. O professor Rafael Cavalcante e as alunas de pedagogia Michele Caroline Silvério e Danieli Letícia Ienke cantaram e emocionaram o público.

Presidente do CA e integrante do grupo Spomen, Kauã Jaison Koczyla Marques dos Santos ressaltou a importância de celebrar a memória da professora Maria Rita. Ainda segundo ele, vale destacar que ações culturais como essa são fundamentais para promover a integração entre os universitários. “A professora Maria Rita é um exemplo a ser seguido. Com sua dedicação incansável ao ensino, ela não apenas transmitiu conhecimento, mas inspirou gerações de estudantes. Nesta noite, não apenas prestamos essa merecida homenagem, mas também buscamos fomentar a integração entre todos nós, acadêmicos. É fundamental lembrar que além de estudar e aprender, também é importante cultivarmos momentos de descontração e convivência harmoniosa”, salienta o acadêmico.