Unicentro, TRE-PR e Ipardes firmam acordo de cooperação para elaboração de mais duas edições do Atlas Eleitoral do Paraná

Na última quarta-feira(8), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) celebraram um acordo de cooperação técnica para a elaboração dos volumes III e IV do “Atlas Eleitoral do Paraná”. Na solenidade de assinatura do termo, realizada na Sala dos Conselhos da Unicentro em Guarapuava, representantes das três instituições destacaram a importância da colaboração interinstitucional para aprofundar o conhecimento sobre o cenário político-eleitoral do estado.

Desde 2019, a universidade participa da iniciativa que visa mapear e analisar os dados eleitorais e socioeconômicos do estado e que já tem dois volumes publicados. Com os dados fornecidos pelo TRE-PR, as próximas edições do Atlas prometem oferecer uma visão aprofundada das mudanças e evoluções que ocorrem na política estadual ao longo do tempo.

O volume III trará a história das eleições para governador e vice-governador de 1986 a 2022. Já o volume IV trará estudos das eleições para presidente e vice-presidente da república dos anos de 2002 a 2022. Ambas as obras devem retratar os períodos através de artigos científicos que traçam os caminhos democráticos no estado, ilustradas com mapas da totalização dos resultados.

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, expressou entusiasmo sobre a parceria. “Hoje celebramos um marco significativo na busca do conhecimento e da promoção do desenvolvimento do nosso Paraná. A assinatura deste acordo de cooperação técnico-científico representa um passo fundamental em direção a construção de um futuro mais esclarecido, informado e participativo. A elaboração desses volumes do Atlas Eleitoral do Paraná é um passo importante para a promoção da transparência, para a disseminação do conhecimento e para a capacitação dos nossos cidadãos”, afirma.

Jorge Augusto Callado Afonso, diretor-presidente do Ipardes, destacou a relevância do acordo para o entendimento mais profundo do Estado. “Para sabermos o futuro e o presente, temos que conhecer a história. O Paraná tem histórias singulares em relação aos períodos eleitorais, isso tudo está registrado. Esta ação conjunta com a Unicentro, com o TRE-PR e com o Ipardes, fortalece muito esse processo. Além da capilaridade, essas informações chegarão à população também como base para pesquisas acadêmicas, para pesquisas de fundo científico e tecnológico. É importante o conhecimento da história para traçar cenários presentes e futuros de uma forma melhor”, declara.

A Unicentro, por meio do Grupo de Estudos Políticos, Migrações e Espacialidades Urbanas (Gepes), contribuirá com recursos humanos e infraestrutura, demonstrando o engajamento da academia no processo. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou o acordo,  que exemplifica o poder da parceria entre instituições acadêmicas e organizações governamentais para o resgate histórico e para o serviço à sociedade. “É uma alegria muito grande tê-los aqui conosco. Esta parceria, a confecção de mais dois volumes de nosso atlas eleitoral. Este é o papel da nossa universidade, é servir, é estar junto à comunidade. O Atlas Eleitoral é um exemplo disso e é um orgulho para nós”, ressalta  o reitor.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; da coordenadora do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais, professora Márcia da Silva; além de servidores, professores e acadêmicos da Unicentro.