Secretário do Meio Ambiente de Olinda-PE visita Guarapuava para conhecer projeto da Unicentro

Secretário do Meio Ambiente de Olinda, município de Pernambuco, Rodrigo Cardoso desembarcou em Guarapuava nessa segunda-feira (7) com uma missão importante: conhecer de perto a experiência bem-sucedida do projeto “Jovens Protagonistas no enfrentamento da Emergência Climática”. A iniciativa da Unicentro busca envolver a juventude local em ações concretas para enfrentar as questões climáticas e tem despertado interesse pelo Brasil.

Durante a sua estadia em Guarapuava, Rodrigo participou de um reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conheceu o Câmpus Cedeteg e visitou colégios integrantes do projeto, nos quais teve a oportunidade de vivenciar detalhadamente as ações desenvolvidas pelos jovens protagonistas locais. “O que mais me impactou foi a transformação que está sendo feita no próprio jovem. Eu notei que o projeto inteiro está desenhado na transformação do cidadão, na transformação da juventude e que é o ponto central para o nosso futuro”, ressalta o secretário.

Entre as atividades realizadas pelos alunos participantes estão a criação de hortas comunitárias, o desenvolvimento de campanhas de conscientização e a divulgação da educação ambiental. Diante desse cenário, a visita de Rodrigo Cardoso busca estabelecer parcerias e trocar conhecimentos. “Tenho certeza que a gente vai executar o projeto lá, vai participar, vai trocar essa experiência. Fiquei muito feliz e querendo que Olinda se integre nisso, porque é tudo que a gente precisa. Transformar essa cultura, incutir essa parte de educação socioambiental”, afirma.

A visita do secretário terminou com uma reunião de orientação aos alunos que foram selecionados para participar do 1º Fórum Latino-Americano de Jovens pelo Clima, em Santiago, no Chile. No evento, que vai ser realizado em setembro, os estudantes terão a oportunidade de apresentar os primeiros resultados do projeto, além de dialogar com jovens e cientistas de outros países sobre a problemática do clima.

Jovens protagonistas do projeto participarão de evento temático no Chile (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eu estou bastante animada e ansiosa para ir. Eu acho que vai ser muito interessante trocar informações, conhecer como é o cotidiano e o que eles pensam sobre mudanças climáticas em outros lugares, o que eles estão fazendo, trocar conhecimentos e aprender bastante com os pesquisadores que vão estar lá”, conta Camila Caster Taubinger, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. Entre outras ações, Camila vai apresentar no Chile um projeto de biofertilizantes que está sendo desenvolvido pela sua turma.

Para Maria Vitória Ribeiro, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Mahatma Gandhi, a viagem é uma oportunidade de crescimento pessoal que pode refletir em ações de grande repercussão coletiva. “Adquirir mais conhecimento sobre o assunto, trazer novas ideias para o colégio e crescer como pessoa. Eu vejo que vai influenciar muito na fase adulta da minha vida, já que ele abre muitas oportunidades, principalmente, essa viagem para o Chile. E também um novo conhecimento, já que a gente tem a oportunidade de conversar com cientistas e pessoas mais responsáveis no assunto”, conclui.