Aula inaugural do Setor de Humanas, Letras e Artes de Irati promove integração entre os cursos

Uma noite repleta de apresentações culturais, musicais e muita integração entre os cursos de Letras, História e Pedagogia. Foi com este objetivo que o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla/I) do Câmpus Irati da Unicentro realizou, na última segunda-feira (10), a aula inaugural do ano letivo de 2023. O evento reuniu estudantes, docentes e egressos dos cursos que pertencem ao Setor.

A vice-diretora do Sehla, professora Miriam Adalgisa Bedim, conta que a aula inaugural buscou apresentar os departamentos aos calouros e integrá-los ao ambiente acadêmico de modo mais descontraído. Na ocasião, cada chefia departamental fez uma breve apresentação do corpo docente, dos interesses de pesquisa e dos projetos de cada professor. “Dessa forma, os alunos ingressantes têm um panorama geral de cada curso, das atividades de extensão, de pesquisa, das atividades de docência – como PIBID, residência pedagógica, os programas institucionais – Iniciação Científica, tutoria discente. Além disso, a aula inaugural do Sehla também tem a meta de confraternização, de confraternizar entre calouros e veteranos, assim como um momento cultural, artístico, onde professores e alunos podem ali apresentar dança, teatro, poesia e música”.

Docentes e estudantes aderiram a proposta. Ana Flávia, aluna de Letras-Português, apresentou uma coreografia de balé contemporâneo – uma paixão que ela concilia com os estudos. “Eu tinha passado seis anos sem dançar balé e, na universidade, isso voltou para mim. Fiz minha primeira apresentação ano passado, no Sepel [Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Letras], e depois fui recebendo vários convites. É uma oportunidade de conseguir dançar de uma maneira um pouco mais leve, nos eventos da universidade”, conta.

Apresentações culturais divertiram alunos e professores (Foto: Coorc)

Durante o evento, os egressos também foram convidados a compartilhar suas experiências durante e após a graduação. Formado em História, Lucas Antoszczyszyn é da turma de 2019. Em 2022, concluiu o Mestrado em História e ingressou no Doutorado em Educação, ambos pela Unicentro. Na aula inaugural, ele buscou aconselhar os estudantes sobre a vivência universitária. “Principalmente em relação ao movimento estudantil, eu quis passar uma mensagem. A gente estava aqui antes, sabe os ‘perrengues’ que eles podem passar. Então, algumas dicas a gente pode dar. A gente pode unir forças, a gente pode dialogar, construir”, enfatiza.

A programação incluiu ainda apresentações do Programa de Pós-Graduação em História e do Centro de Línguas (CEL), que também compõem o Setor. Felipe Isidoro é calouro de Letras-Português e acompanhou todo o evento. Essa é a segunda graduação do estudante, que enfatiza a importância de eventos como este. “Todo esse tipo de organização que a universidade propõe para reunir o pessoal é muito importante. Inclusive eu estava estudando EAD e percebo a importância disso agora”, comenta.

Na perspectiva da vice-diretora, a aula inaugural superou as expectativas. “Tivemos um número expressivo, tanto de alunos quanto de professores. É um momento singular, muito importante, de estabelecer interações, de estabelecer conhecimento entre colegas de outros cursos, um momento de apresentação de talentos, de cultura, de arte. É um momento muito rico”, finaliza a professora.