Aula inaugural do Câmpus Avançado de Prudentópolis discute carreira profissional e propósito de vida

O Câmpus Avançado de Prudentópolis promoveu, na última quarta-feira (05), a aula inaugural do ano letivo de 2023. Com o tema “Carreira profissional e propósito de vida”, o evento reuniu acadêmicos e docentes dos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia. O assunto foi abordado em palestra pelo professor Nelson Canabarro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa). “A carreira e o propósito podem estar relacionados ou não. Quando a gente consegue pegar a carreira e transformar numa ferramenta para alcançar o propósito de vida, ou para encontrar esse propósito, isso é fantástico, mas nem sempre isso é possível. A formação em uma universidade deve servir para abrir a mente dos jovens que estão aqui fazendo uma graduação, para que eles possam encontrar o seu propósito para a vida”, afirma o palestrante.

Caloura de Contábeis, Emanuele Denicievicz Prestes deixou claro que ficou muito emocionada com a história de vida do professor e com as reflexões que ele trouxe em sua apresentação. “A palestra mexeu muito comigo porque eu me identifiquei com várias coisas. Eu vi que aquilo serviu para mim – e acredito que não só para mim, como para várias pessoas. Me fez parar e pensar: ‘porque eu sou assim? será que eu sou isso? quem eu sou na verdade?’. Então, trouxe vários pontos de interrogação que eu vou procurar responder”, enfatiza a estudante.

Segundo o diretor do Câmpus Avançado de Prudentópolis, professor Edson Macohon, o objetivo da aula inaugural foi justamente sensibilizar e motivar os alunos em relação aos desafios pessoais e profissionais. “Nós precisamos estar inseridos no mercado de trabalho, mas o ambiente precisa nos proporcionar também alegria, paz de espírito, esperança.  Um crescimento não apenas nas questões materiais, mas também no nosso emocional”, salienta.

Participaram da atividade alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia (Foto: Coorc)

Também presente na palestra, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, valorizou a iniciativa da direção em trazer a temática nesse momento de abertura do ano letivo. “Foi um momento bastante inspirador, um momento de interação entre os diferentes estudantes dos dois cursos aqui do câmpus. Hoje, o enfoque foi menos acadêmico e mais no quanto a gente pode fazer a diferença na comunidade, na sociedade, no nosso entorno”, reforça o reitor.

A noite também foi marcada pela entrega de uma nova ala que foi reformada para o Câmpus Avançado de Prudentópolis. Como explica o diretor Edson Macohon, o prédio utilizado pela universidade pertence ao Colégio São José, e tem o aluguel custeado pela Prefeitura da cidade. O professor também detalha que o novo espaço conta com duas salas de aula, um laboratório de práticas de ensino para o curso de Pedagogia, além de salas de atendimento e banheiros com acessibilidade. “Nós estamos há dois anos aqui no Colégio São José, que é um prédio histórico que marca a colonização ucraniana em Prudentópolis, um marco religioso também muito forte, que é um dos cartões postais que nós temos aqui na cidade. E a Unicentro está  muito bem instalada.”, destaca Edson.

O reitor Fábio Hernandes também ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Prudentópolis e com o Colégio São José para atender à necessidade de expansão da unidade universitária. “Essa ampliação é importante porque, a partir do próximo ano, nós teremos aqui a graduação em Administração, que já está sendo ofertada no nosso PAC (Programa de Avaliação Continuada) e no nosso vestibular. Também está em discussão no âmbito institucional a criação do curso de Tecnologia de Produção em Grãos. Então, quem sabe, no ano de 2024, tenhamos quatro cursos de graduação aqui neste Câmpus Avançado”, pontua Fábio.