Aula Inaugural do curso de Administração do câmpus Irati discute inovação e sustentabilidade

O curso de Administração do câmpus Irati da Unicentro realizou, na última quarta-feira (21), a aula inaugural do ano letivo de 2023. O evento contou com a palestra do professor Rodrigo Luiz Morais da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tratou do tema “Oportunidades e desafios futuros para o administrador”. O docente destacou as questões relacionadas à sustentabilidade e à inovação, e de que maneira esse cenário demanda habilidades e competências distintas dos administradores. “O modo como trabalhamos hoje provavelmente vai ter que mudar bastante devido aos limites do próprio ambiente, devido aos limites da sociedade. Então, para continuarmos vivendo e progredindo economicamente, precisamos que questões sustentáveis sejam abordadas também pelos administradores, e a inovação entra como uma forma de se atingir essa sustentabilidade”, pontua Rodrigo.

Para o vice-chefe do departamento de Administração, professor Sérgio Luis Dias D’Oliveira, é fundamental que os acadêmicos tenham a dimensão dessas mudanças desde o início do período de formação. “É fundamental ter um diálogo com as tendências que estão ocorrendo, as transformações contemporâneas, trazer algumas ideias que são importantes para o pessoal ter uma percepção do que está ocorrendo na área”, salienta.

Chefe do departamento de Administração, o professor Antônio João Hocayen da Silva ressalta que as aulas inaugurais servem tanto para complementar a formação dos futuros administradores, quanto para propiciar um espaço de integração entre os acadêmicos de todos os anos do curso. “Promover a aproximação entre os alunos que estão ingressando e as turmas de veteranos para que as quatro turmas possam, a partir de agora, desenvolver atividades coletivas. Além disso, ao longo dos quatro anos, as aulas inaugurais vão se somando e contribuindo nesse processo de ensino-aprendizagem”, reforça.

O evento propiciou a integração entre acadêmicos de todos os anos do curso (Foto: Coorc)

Para o calouro Rafael Vinicius Alves, o evento foi importante para que ele pudesse ter uma noção mais aprofundada sobre os desafios da área que escolheu para a graduação. “Acredito que a aula inaugural me deu uma visão para o futuro e abriu muito a minha mente. Achei interessante que ele falou sobre a carne vegetariana e como uma mudança que parece básica na nossa alimentação pode mudar a sociedade inteira, além de falar também sobre Inteligência Artificial e outras coisas assim”, afirma.

A Aula Inaugural de Administração foi a primeira deste ano letivo na unidade universitária de Irati. Outros cursos e setores também devem realizar eventos semelhantes nos próximos dias. Para a vice-diretora do câmpus, Adriana Queiroz Silva, esse é um momento de oportunizar aos estudantes temas contemporâneos na área de atuação escolhida. “É ainda um momento de integração, de conhecer novos palestrantes de regiões diferentes, de outras realidades, e de atrair os acadêmicos para conhecer esse novo contexto. Nas aulas inaugurais, também há a participação de alunos de outros cursos, o que permite uma interdisciplinaridade e interação entre eles”, enfatiza.