Alunos de Jornalismo e Publicidade ganham 10 prêmios no Expocom Sul 2023

Alunos de Jornalismo e Publicidade ganham 10 prêmios no Expocom Sul 2023

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unicentro estão em festa. Isso porque eles conquistaram 10 primeiros lugares no Expocom Sul 2023. A premiação é promovida pela Intercom, que é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a maior entidade científica brasileira da área. “O Expocom Sul”, explica a professora Ariane Pereira, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, “reúne trabalhos experimentais, práticos, produzidos nos cursos da área da Comunicação dos três estados da região sul do país – em universidades públicas (federais e estaduais), confessionais e privadas. Nesse ano, 444 trabalhos concorreram. Então, os ganhadores são, realmente, aqueles que se destacaram pela qualidade – tanto técnica, quanto de aspectos éticos e sociais – e, também, pela criatividade. A Unicentro conquistou 10 das 65 modalidades. Isso significa que os nossos alunos ganharam em 15% delas. É um desempenho excelente. Para nós, professores, é a evidência de que estamos no caminho certo”.

A professora Ariane orientou dois dos 10 trabalhos ganhadores. Um dos prêmios foi obtido na modalidade Produção Transdisciplinar – Projetos de extensão, com a ação extensionista “Florescer: a universidade na escola atuando na prevenção da violência contra a mulher”. O outro foi com o “Telejornal Alto Alcance”, vitorioso na modalidade “Jornalismo – Produção laboratorial em vídeo e telejornalismo”. A estudante Ketllyn Brenda dos Santos, aluna líder desse trabalho, explica que essa modalidade é voltada para produções em série, ou seja, que tem continuidade e não apenas uma edição piloto. O Alto Alcance foi produzido na disciplina de Telejornal-Laboratório, ministrada no terceiro ano do curso, e contou com sete edições. Para ela, o primeiro lugar é o “reconhecimento” do trabalho desenvolvido e de todo o empenho de estudantes e professora. “Não foi um trabalho feito só por fazer, foi um trabalho que foi pensado. É muito bom ver que nosso trabalho foi muito bem feito, que foi de coração, que foi realmente algo que a gente se dedicou para isso”, afirma.

Esse é o segundo ano consecutivo que a Unicentro é ganhadora na modalidade “Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo”. Em 2022, além da etapa regional, a universidade foi a vencedora também da fase nacional, que reúne os trabalhos primeiros colocados nas cinco regiões. Em 2023, no Expocom Nacional, a Unicentro estará representada nas 10 modalidades em que ganhou o regional: Cinema – Direção de fotografia; Cinema – Roteiro de filme de ficção; Jornalismo – Jornal-laboratório; Jornalismo – Produção em Fotojornalismo; Jornalismo – Produção laboratorial em vídeo e telejornalismo; Jornalismo – Projeto de assessoria de imprensa; Produção Transdisciplinar – Projeto de Extensão; Publicidade e Propaganda – Outdoor; Publicidade e Propaganda – Pesquisa mercadológica; Rádio, TV e Internet – Ficção em vídeo e televisão.

Estudantes da Unicentro vibraram muito, durante a premiação, com cada um dos 29 trabalhos concorrentes e com os 10 primeiros lugares (Foto: Decs)

Nessa última modalidade, o trabalho ganhador foi “Non, je ne reegrette rien”, desenvolvido pela aluna Alice Ribeiro Matos, na disciplina de “Introdução à Publicidade e Propaganda”, ministrada pelo professor Sergio Kulak. Para ele, “o fato de ser selecionado entre o finalistas já torna isso totalmente relevante para nós. Porque coloca esse material aqui desenvolvido, dentro de uma universidade de interior, como um dos grandes materiais de toda a região sul. Ganhar, então, eleva este patamar desses produtos a outro nível. A expectativa para o Nacional é grande. O trabalho está muito legal, ele tem uma bordagem extremamente criativa, foi feito de um modo bastante original, tem toda uma questão técnica bem aplicada”.

Orientadora de outro trabalho vencedor – “20 anos Decs”, ganhador na modalidade Jornalismo – Assessoria de Imprensa, a professora Renata Caleffi também exalta o desempenho dos trabalhos da Unicentro. Afinal, a universidade bateu todos os seus recordes em um Expocom Sul. Foram 29 produções finalistas – antes, o maior número alcançado havia sido 11; e 10 ganhadores – o dobro da melhor marca anterior. “Agora, nossa intenção é bater todos os recordes da Unicentro no Expocom Nacional”, projeta Renata. “Embora as expectativas estejam altas, a confiança esteja alta de que a gente leva esses prêmios, a gente sabe que vai ser mais difícil e que serão, realmente, os melhores trabalhos do Brasil que vão ganhar o prêmio no Expocom”.

Ganhar um Expocom Sul e representar a Unicentro na etapa nacional do prêmios têm sido motivos de alegria e orgulho para a Helena Dutra. “Representar a minha sala, o segundo ano de Jornalismo, que sempre me inspirou e sempre me motivou muito – esse prêmio também é deles. Esse prêmio é nosso, da universidade”. “Além da aldeia” – ensaio fotográfico documental vencedor na modalidade Jornalismo – Produção em fotojornalismo – foi produzido na aldeia indígena Marrecas e desenvolvido por ela, quando ainda era caloura, na disciplina de Fotojornalismo, ministrada pelo professor Francismar Formentão.

As dez primeiras colocações, segundo a professora Layse Nascimento, chefe do Departamento de Comunicação Social, que abriga os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, são resultado de um trabalho coletivo e dedicado realizado, conjuntamente, por professores e estudantes. Para ela, os troféus representam, além do reconhecimento pelo que foi feito até aqui, uma motivação para esse ano letivo. “Os alunos ficam satisfeitos quando eles veem que aquilo que eles estão produzindo tem uma qualidade e é valorizado a partir disso. Incentiva as novas turmas a fazerem, cada vez mais, os seus trabalhos com cuidado, com zelo e com vontade de competir e ganhar”, avalia.

Trabalhos da Unicentro ganhadores do Expocom Sul 2023
1. Cinema – Direção de fotografia: “Existência” – Chelsea de Brito / Eduardo Yamamoto

2. Cinema – Roteiro de filme de ficção: “Daydreamin’”– Bruna Guzzo / Eduardo Yamamoto

3. Jornalismo – Jornal-laboratório: “Tribuna Centro-Oeste” – Ana Gabriela Alves / Lucas Pullin

4. Jornalismo – Produção em Fotojornalismo: “Além da aldeia” – Helena Dutra / Francismar Formentão

5. Jornalismo – Produção laboratorial em vídeo e telejornalismo: “Telejornal Alto Alcance” – Ketllyn Santos / Ariane Pereira

6. Jornalismo – Projeto de assessoria de imprensa: “20 anos Decs” – Isabelle Marinho / Renata Caleffi

7. Produção Transdisciplinar – Projeto de Extensão – Florescer: a universidade na escola atuando na prevenção da violência contra a mulher – Gabriela Ukracheski / Ariane Pereira

8. Publicidade e Propaganda – Outdoor: “30 segundos para Marte” – Maria Clara Follador / Alexandre Lara

9. Publicidade e Propaganda – Pesquisa mercadológica: “Pesquisa de intenção de compra na Páscoa” – Patrick Zeni / André Justus

10. Rádio, TV e Internet – Ficção em vídeo e televisão: “Non, je ne reegrette rien” – Alice Ribeiro Matos / Sergio Kulak

Deixe um comentário