Aula Magna marca início das atividades do curso de Direito na Unicentro

Aula Magna marca início das atividades do curso de Direito na Unicentro

No ano em que completa 33 anos de criação, a Unicentro comemora mais uma conquista: a efetivação da oferta do curso de Direito. Realização que foi marcada por uma Aula Magna. Nesta sexta-feira, os professores e estudantes da primeira turma do bacharelado – ofertado no câmpus Santa Cruz, assim como outros membros da comunidade universitária, receberam o juiz federal e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Fabrício Bittencourt da Cruz.

O convidado abordou o tema “Como entender e se destacar em Direito na era da inteligência artificial”. A conversa, segundo o palestrante, buscou provocar e inspirar os estudantes a vivenciarem, de fato, a jornada acadêmica. “Provocá-los a olharem o seu futuro pessoal, olharem o que está acontecendo ao nosso redor e se prepararem, desde já, para isso. Alunas e alunos inspirados fazem movimentos gigantes em prol da comunidade”, compartilhou.

A primeira turma de Direito da Unicentro tem 38 estudantes matriculados. Alunos que, de acordo com o coordenador do curso, professor Luiz Vergílio Dalla Rosa, contarão com uma formação atualizada e em consonância com as mudanças pelas quais o mundo passa. “É um curso que começa bastante atual, são alunos que vão ser recebidos para conseguir entrar na prática jurídica e na sociedade, diferente de um curso jurídico tradicional. A nossa expectativa é ofertar algo que não exista na nossa região no Direito. Então, ofertar uma pesquisa, uma iniciação e uma extensão diferenciada, não é só ensino. Vamos, de fato, manter os pilares da universidade bem ativos”, detalha o coordenador.

O juiz federal Fabrício Bittencourt da Cruz foi o convidado da aula magna (Foto: Coorc)

Um dos estudantes dessa primeira turma é o Joel Duarte Júnior. Assistindo as aula do curso há mais de um mês, ele acredita que a atividade dessa sexta-feira marcou, efetivamente, o início do seu período de formação. “É um momento simbolicamente muito importante. É o dia onde, oficialmente, começamos a dar um passo maior, existe um entendimento maior do que é estar dentro sala de aula, com esses nossos professores, que já nos têm trazido experiências fantásticas”.

O reitor e o vice-reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas acompanharam a aula magna e também destacaram a importância deste momento para a universidade. “Queremos que o nosso curso seja inovador, que realmente atenda aos anseios da sociedade. Mas, principalmente, que pense, que sempre traga novidades e que esteja sempre avançando”, afirmou Fábio.

É um marco para a Unicentro. Uma expectativa de muitos anos, uma expectativa da comunidade da Unicentro, do câmpus Santa Cruz. Primeiro por ser um curso novo e, segundo, por ser um curso de tamanha importância e relevância para a sociedade, para a comunidade – um curso de Direito gratuito, de qualidade, aqui na nossa Unicentro, uma universidade pública que atende toda a comunidade da região”, avaliou Ademir.

Deixe um comentário