Capes aprova mais um curso de doutorado e mais um de mestrado para a Unicentro

A pós-graduação da Unicentro vem se consolidando ano após ano. Avanço que se confirma, mais uma vez, com a aprovação de dois novos cursos – o Mestrado Profissional em Enfermagem e o Doutorado em Biologia Evolutiva. O parecer favorável da Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foi comemorado pela comunidade acadêmica. “Esses dois cursos novos projetam ainda mais a Unicentro dentro do cenário da pós-graduação estadual e nacional. Essas novas ofertas deverão contribuir nessas áreas de conhecimento especificamente, que é a Biologia e a Enfermagem na atenção primária à saúde”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Ventura Faria.

As duas propostas são desenvolvidas por meio de uma associação ampla com outras universidades paranaenses. No caso do Mestrado Profissional em Enfermagem, estão envolvidas a Unicentro; a Uenp, que é a Universidade Estadual do Norte do Paraná; e a Unespar, que é a Universidade Estadual do Paraná. O curso, de acordo com a coordenadora da proposta, professora Tatiane Baratieri, tem como objetivo formar profissionais qualificados, ampliar a qualificação dos profissionais que já atuam na atenção primária e contribuir para a promoção e implementação de tecnologias inovadoras para planejar, monitorar e avaliar políticas públicas. “Como se trata de um mestrado profissional, ele tem esse intuito de incorporar novas tecnologias tanto para o cuidado quanto para a gestão, planejamento, gestão em avaliação, para a melhoria da atenção primária à saúde. Ele é voltado, prioritariamente, para enfermeiros, mas a proposta está aberta para a possibilidade de abrir para outros profissionais da área da saúde também”, explica.

Na primeira oferta, que ainda não tem data para a seleção, serão disponibilizadas 16 vagas. O programa tem como área de concentração “Práticas de Enfermagem e Saúde no Contexto da Atenção Primária”, e será desenvolvido a partir de duas linhas de pesquisa – “Atenção Integral à Saúde aos Usuários da Atenção Primária à Saúde” e “Planejamento e Avaliação dos Processos e Ações na Atenção Primária”. Para a professora Tatiane, a união das universidades envolvidas na elaboração da proposta e a necessidade regional por capacitação na área abrangida pelo programa foram determinantes para a aprovação pela Capes.

“Nós conseguimos demonstrar, na descrição dessa proposta, que nós temos um nicho importante para ser coberto nas três regiões em que as três universidades estão alocadas. As três universidades estão em regiões estratégicas, estão em regiões em que existe uma necessidade, uma ausência desse tipo de formação de mestrado profissional na área de atenção primária e existe uma necessidade de formação desses profissionais para qualificar e melhorar a assistência ou a gestão no âmbito dessas três regiões de saúde”, complementa Tatiane.

Já o doutorado em Biologia Evolutiva é desenvolvido em associação ampla com a UEPG – a Universidade Estadual de Ponta Grossa. O programa, como destaca o coordenador da proposta, professor Paulo Roberto da Silva, tem como objetivo a formação de pessoal de nível superior que possa atuar na região de abrangência da Unicentro e da UEPG, onde se concentram as florestas de araucária, principalmente. Os projetos podem ser desenvolvidos em duas linhas de pesquisa – “Biologia Evolutiva: o entendimento da história evolutiva das espécies” e “Caracterização da Biodiversidade”. “Esses profissionais que sairão dos nossos programas têm a função de estudar a biodiversidade relacionando a diversidade de espécies que a gente tem com a sua história evolutiva e também têm um compromisso com o desenvolvimento sustentável regional”, discorre o pesquisador.

O PPG em Biologia Evolutiva está em funcionamento desde 2007 e ofertava apenas o curso de mestrado. A aprovação do doutorado, ressalta o professor Paulo, se deu a partir do resultado da última avaliação da Capes, em que o mestrado obteve nota quatro, o que possibilitou o pedido para a implantação do doutorado na área. Na primeira oferta, serão abertas 13 vagas. A expectativa, segundo o professor Paulo, é de que o curso seja bastante procurado, considerando os reflexos positivos que pode trazer para a região. “Para a nossa região, esse curso vai ser muito importante porque é o primeiro curso de doutorado que vamos ter na região, na área de Biodiversidade, de Ciências Biológicas. Era uma lacuna que tínhamos na região e isso faz dessa aprovação uma responsabilidade muito grande da universidade, do curso e dos professores envolvidos em fazer uma formação de qualidade para os alunos que entrarem no doutorado. Então, para a região é um ganho gigantesco e para a universidade também”.

Com os novos cursos, a Unicentro passa a ter 10 doutorados e 18 mestrados – 14 acadêmicos e quatro profissionais. Para a professora Tatiane e para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, a aprovação das novas propostas deve contribuir para a projeção da universidade no cenário da pós-graduação e na formação profissional de qualidade. “A proposta vem para consolidar ainda mais a pós-graduação, que já é forte na Unicentro. Então, para a universidade é um ganho muito a grande a gente ter mais um programa de pós-graduação, poder formar mais profissionais para atender as necessidades regionais não só para a área de Enfermagem, mas para a área da saúde em geral” avalia ela.

“A abrangência da formação dos mestrandos e doutorandos vem atender uma demanda da região, não só a região centro-sul, mas de outras regiões do Paraná. A gente, na concepção da proposta, na construção, visualiza que, de fato, tem muita contribuição a ser dada para aqueles mestrandos e doutorandos que desejam cursar esses programas. Com certeza atenderão a uma demanda regional bastante forte e atuante”, finaliza o pró-reitor.