Reitor da Unicentro apresenta universidade aos membros do Conselho Estadual de Educação

As atividades de ensino, as ações de extensão e os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Unicentro foram apresentados, nessa quarta-feira (10), na Reunião Ordinária da Câmara de Ensino Superior, do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR). A exposição oral foi realizada pelo reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, a partir de um convite do órgão.

Em sua explanação, o reitor da Unicentro destacou o histórico institucional, relatou como é organizada a estrutura da universidade e reforçou a atuação institucional na busca pela excelência universitária. Ele ainda abordou, detalhadamente, os processos de entrada dos estudantes na universidade, a preocupação com o preenchimento total das vagas e as ações institucionais de permanência desses estudantes no ensino superior, até a conclusão do curso de graduação.

“Pudemos mostrar nossas ações. Não somente voltadas à formação do profissional, mas também no apoio à nossa comunidade, haja vista que estamos em uma região que precisa deste apoio. Mostramos o papel da universidade no desenvolvimento, na formação de profissionais e cidadãos”, explicou Fábio sobre sua apresentação.

A inserção social da universidade e sua preocupação com as demandas da comunidade também foram exaltadas como positivas pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes. “A Unicentro tem um perfil de muita participação nas ações da comunidade. Até porque, geograficamente, ela está localizada em uma região em que o estado tem um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano). A Unicentro desenvolve trabalhos muito importantes, visando a melhoria das condições de vida da população nas cidades e regiões em que ela está inserida. Sem dúvida alguma, esse trabalho da Unicentro na comunidade, eu diria com toda sinceridade, é uma referência entre as universidades do Paraná”, avaliou.

Segundo a presidente da Câmara de Educação Superior do CEE, professora Fátima Padoan, o convite para a apresentação institucional foi feito a todas as universidades estaduais. O objetivo, ela conta, é possibilitar que os conselheiros tenham mais informações sobre as instituições. Para isso, um outro movimento também será realizado – a visita dos conselheiros às universidades. “Nós teremos um outro momento, que são as visita in loco. Com toda certeza, nessas visitas, nós aprendemos muito, ouvindo as universidades e é um momento muito especial para nós, para aprimorar nossas análises, as avaliações que são feitas na Câmara de Educação Superior aqui do Conselho Estadual”, explica.

Além do reitor Fábio Hernandes, participaram da reunião os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria; de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza; de Ensino, Karina Worm Beckmann; e de Planejamento, Mauricio Joao Atamanczuk; e o coordenador de Comunicação Social da Unicentro, Danny Jessé Falkembach Nascimento.