363 estudantes fizeram as provas do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

363 estudantes fizeram as provas do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

As sete universidades estaduais do Paraná, lideradas pela Unicentro, realizaram, nessa semana, o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. As provas foram aplicadas em sete locais, todos próximos a terras indígenas – Curitiba, Cornélio Procópio, Londrina, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Santa Helena. Ao todo, 363 indígenas concorrem a 42 vagas nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), e do Paraná (Unespar); e a 10 vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Esse 22. Vestibular foi organizado pela Unicentro”, explica a professora Sandra Mara Mattos, presidente institucional da Cuia (Comissão Universidade para os Índios). “Para nós”, continua, “é um compromisso bastante grande, uma responsabilidade, mas é muito importante porque o vestibular é sempre organizado em forma de rodízio”.

Provas foram realizadas em sete cidades do estado (Fotos: UEM)

Nesta edição, o processo foi organizado pela Unicentro e contou com dois dias de seleção. No primeiro, os candidatos responderam as questões de Língua Portuguesa e a prova foi realizada de modo oral. No segundo dia, a prova foi objetiva e testou o conhecimento dos estudantes sobre Português (interpretação de texto), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia e Línguas Estrangeiras e Indígenas (Inglês, Espanhol, Guarani ou Caingangue). Além disso, os candidatos também fizeram a redação.

O resultado final do processo será divulgado no dia 31 de maio. Segundo a professora Sandra Mara, “a expectativa dos candidatos é bastante alta para fazerem as matrículas”. Em 2021, 291 indígenas estavam matriculados nas sete universidades estaduais e na UFPR – todos com entrada pelo Vestibular dos Povos Indígenas. Desde que a política pública foi implantada, em 2021, 195 estudantes já concluíram o ensino susperior, e 92 deles se formaram nos últimos quatro anos.

Deixe um comentário