Encontro discute novidades do próximo programa de residência em inovação do Paraná
O Governo do Estado realizou uma reunião, na última semana, para preparar a nova edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, o Restec Integre, que tem como objetivo promover a qualificação de recursos humanos para uma gestão mais efetiva e transparente, com ênfase na transformação digital em todos os níveis governamentais. A expectativa é que o edital de seleção da nova turma seja publicado no decorrer deste mês de maio.
Coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de residência são uma política pública de Estado. A finalidade é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuação no setor. Para isso, as residências contemplam um curso de pós-graduação (especialização) custeado pelo governo e atividades práticas nos órgãos do Executivo Estadual. Além da gratuidade nos cursos de especialização, os residentes técnicos recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o papel do Estado na capacitação e formação de recursos humanos para inovação. “Trata-se da oferta de oportunidades para a qualificação de profissionais com o objetivo de melhorar os serviços públicos para a população. A residência técnica é um programa de formação em serviço que prepara um quadro qualificado de pessoas que podem atuar, futuramente, na gestão pública”, afirmou.
Para a nova edição da Restec Integre estão previstas, inicialmente, 432 vagas, distribuídas em 26 instituições da administração direta e indireta: 11 secretarias de estado, um órgão de regime especial e 14 autarquias, incluindo as sete universidades estaduais do Paraná. Esses profissionais irão atuar em Curitiba e em 30 cidades do interior paranaense. O programa será desenvolvido, em parceria, pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Seimt) e pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – instituição de ensino superior responsável pelo curso de especialização, na modalidade de ensino a distância.
No mesmo dia, representantes da Seti e da Unicentro também apresentaram a segunda edição de um MBA em Gestão Pública e Inovação, que será ofertado pela Universidade Estadual do centro-Oeste, por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead). A iniciativa conta com financiamento do Fundo Paraná, que é uma dotação orçamentária administrada pela Seti para o fomento científico e tecnológico paranaense.
A primeira edição do curso formou 450 alunos. Agora, serão ofertadas 775 vagas em 31 polos, em várias regiões do Paraná. Destinado a servidores públicos municipais, estaduais e federais, o MBA pretende qualificar e apresentar aos profissionais estudos teóricos e práticos da administração pública, no âmbito de políticas de incentivo à inovação.
- com informações da Seti