Unicentro integra o recém-criado Cotecis, um convênio das instituições de ensino superior com o Consórcio Intermunicipal de Saúde

A parceria entre a Unicentro e os serviços de saúde de Guarapuava segue se fortalecendo. Isso porque, a universidade e é uma das integrantes do recém criado Cotecis – o Convênio de Cooperação Técnica Ensino, firmado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Esse é um convênio, um consórcio extremamente importante para a Unicentro, para o nosso curso de Medicina, especificamente no sentido de fornecer um campo de estágio bastante adequado para os nossos alunos terem contato com os pacientes – sempre sob supervisão dos preceptores, claro. Então, para a Unicentro, que é uma universidade pública, estar em contato com a atenção pública à saúde é extremamente importante”, explica o professor Abrão José Melhem Júnior, do curso de Medicina da Unicentro,  sobre como será a participação das instituições de ensino no Cotecis.

Os estudantes de Medicina e os médicos participantes do programa de residência da Unicentro atuarão no Ambulatório Médico de Especialidades – o AME, que conta com 14 médicos preceptores em diversas especialidades. São eles que vão supervisionar os mais de 30 alunos da universidade durante o estágio obrigatório.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que também é presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional de Saúde do Paraná, destaca que, com a cooperação técnica, será possível disponibilizar mais atendimento aos pacientes dos municípios consorciados, além de oportunizar a melhoria da gestão e da assistência no SUS. “Guarapuava precisa muito disso. Os 20 municípios da região que fazem parte da 5ª Regional também precisam. É uma parceria muito importante entre o poder municipal, que é o consórcio de todas as prefeituras, o governo do estado, através da Sesa, que colabora e nos ajuda muito, e a academia. O maior benefício de todos é a contribuição com a educação dos nossos futuros médicos e, também, com o atendimento humanizado e mais acolhedor para a nossa população”, avalia.

Convênio foi assinado em cerimônia no AME (Foto: Coorc)

Convênio foi assinado em cerimônia no AME (Foto: Coorc)O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, avalia que a homologação do convênio vai oportunizar a qualificação dos estudantes e a integração entre o ensino e os serviços que são prestados à população na área da saúde. “Os nossos alunos precisam ter o contato com as unidades de saúde, com os hospitais e, principalmente, com as especialidades. Então, a vinda dos nossos estudantes aqui, participando do dia a dia do Centro de Especialidades, com certeza, vai fazer a diferença na formação e na prestação de serviços para Guarapuava e região” complementa Fábio.

O acadêmico Matheus Arengheri Vicente, do terceiro ano de Medicina, também destaca que a oportunidade de atuar na assistência voltada ao Sistema Único de Saúde vai agregar experiência e conhecimento para a formação dele e dos colegas de curso. “Um campo a mais de estágio na cidade é primordial para a nossa formação. Medicina é um curso que se faz na prática, a parte prática do curso é extremamente importante, porque só a teoria não forma médico. A gente espera que esse consórcio possa trazer esse lado a mais para a formação dos médicos da Unicentro”, discorre o futuro médico.