XIII Semana de Pedagogia debateu educação democrática nos câmpus de Irati e Prudentópolis

Mais de 300 pessoas participaram da XIII Semana de Estudos do Curso de Pedagogia, realizada, simultaneamente, no câmpus universitário de Irati e na unidade avançada de Prudentópolis. Nesta edição, o tema escolhido foi o cenário atual da política educacional para a formação docente e a gestão da educação, com destaque para a discussão de propostas para escolas democráticas. “Nós escolhemos o tema diante do que nós temos observado na educação, as políticas de tendência neoliberal, a questão da privatização. E o nosso objetivo, enquanto universidade, é pensar essa escola democrática e a formação desses alunos para compor esse espaço que é plural, que é da diversidade, que não combina com essa perspectiva que vem das políticas, tanto para gestão escolar como para formação docente. Então, esse espaço que nós pensamos para a Semana de Pedagogia é nesse sentido de refletir, debater e pensar alternativas para esse contexto”, explicou uma das coordenadoras do evento, a professora Rayane Gasparelo.

Atividades como palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de graduandos e pós-graduandos de Pedagogia foram distribuídas nos cinco dias de programação. Na abertura, a gestão democrática na educação foi o foco das palestras dos professores Pedro Ganzeli, da Unicamp, em Irati, e Soraya Franzoni Conde, da UFSC, em Prudentópolis. No encerramento, as mesas redondas compostas por professores da Unicentro e da rede pública de ensino debateram a coordenação político-pedagógica das escolas públicas. “Toda essa programação foi pensada para Irati e para Prudentópolis com a mesma qualidade e com o mesmo teor. Então a gente conseguiu fechar uma semana muito bacana”, exaltou a chefe do departamento de Pedagogia do Câmpus Irati, professora Angela Corso.

O espaço para a divulgação de pesquisas, a relevância das discussões e a variedade de atividades foram destacadas pelos acadêmicos que participaram do evento. Formanda de Pedagogia em Prudentópolis, Jaqueline Opuchkewitch, além de mostrar os resultados da pesquisa intitulada “Pressupostos do trabalho pedagógico para alfabetizar e letrar alunos com déficit de atenção e hiperatividade”, também participou dos minicursos ofertados relacionados à temática. “Atualmente, as pessoas falam que o autismo e o TDAH são assuntos batidos. Mas, na prática, quando o professor se depara com essa situação, ele ainda não sabe que metodologia utilizar, o que fazer, e se desespera. Então, é importante que a Semana de Pedagogia trate bastante desses assuntos e não só a gente que fez a pesquisa sobre a inclusão pode participar e ouvir, mas muitos outros”, pontuou.

Também concluindo o curso de Pedagogia, mas no câmpus de Irati, Jaqueline Marochi apresentou o artigo “A importância das atividades lúdicas na educação infantil: desenvolvendo os aspectos psicomotores”. Para a estudante, compartilhar a pesquisa feita com os colegas e com a comunidade externa traz novas perspectivas para o seu trabalhos. Além disso, ela ressaltou a relevância da temática do evento. “Eu acredito que a Semana de Pedagogia tem um papel fundamental, ainda mais no cenário atual que a gente está vivenciando, de tantas incertezas, como a militarização nas escolas, a reforma do ensino médio, entre várias outras situações que a gente se depara no dia a dia relacionadas à educação. Então, eu acho que a Semana buscou, realmente, refletir acerca dessas temáticas e trazer essas reflexões para um debate maior que, com certeza, agrega muito mais conhecimento para a gente, agrega muito mais para a nossa formação enquanto acadêmicos”.