Alunos de Administração organizam coleta de lixo eletrônico no câmpus Santa Cruz

Alunos de Administração organizam coleta de lixo eletrônico no câmpus Santa Cruz

Um grupo de alunos do curso de Administração está desenvolvendo, como atividade da disciplina de Gestão Socioambiental, o projeto Desctech. A iniciativa, segundo a professora responsável pela disciplina, Maristela Franchetti, tem como objetivo propiciar a comunidade do câmpus Santa Cruz o descarte correto do lixo eletrônico. “Os alunos participam ativamente da disciplina, tendo como atividade principal o desenvolvimento de um projeto socioambiental. No caso do projeto de descarte de lixo eletrônico, promovido pelos alunos, a ideia foi implementar o descarte correto de lixo eletrônico no campus Santa Cruz”, diz. 

Bruno Rafael dos Anjos é um dos integrantes do grupo que está desenvolvendo o Desctech. Ele conta que a necessidade de implantação de locais acessíveis para o descarte apropriado do lixo eletrônico foi percebida pelos estudantes a partir da vivência cotidiana da universidade. “O que a gente mais observava nos setores é que tem coisas ali que são acumuladas, que não podem ser descartadas, que ficam lá paradas por muito tempo, umas coisas muito antigas que a gente nem mexe. Então, nós notamos essa demanda dentro do câmpus”.

O projeto recebe, ainda, lixo eletrônico que a comunidade universitária tem armazenado em casa, justamente por não saber como descartar. Essas pessoas podem deixar os equipamentos nos pontos de coleta, que estão localizados no hall de entrada do câmpus Santa Cruz e na Proec, que é a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Todos os materiais coletados serão entregues a empresa Suc Ambiental, que fará a separação do material e dará destino correto a cada grupo. Porém, nem todo lixo eletrônico pode ser coletado pelo projeto.

Quase todo tipo de material eletrônico pode ser coletado. Mas, os que não podem ser coletados, especificamente, são TVs de tubo e cartuchos de impressora. Por que esses dois não podem? A gente tem uma parceria com a Suc Ambiental, que é uma empresa especializada nisso aí, só que dentro do plano de gestão da Suc Ambiental, o gerente reparou que TVs de tubo e esses cartuchos de impressora não conseguem suprir as necessidades dele. Então, ele não trabalha com isso e o nosso projeto também acaba não arrecadando, porque ele é o intermediador desse processo”, como explica o estudante Natanael dos Santos. 

O projeto está sob a supervisão da direção do câmpus Santa Cruz e a coleta dos materiais não tem data para acabar.

Deixe um comentário