Unidade Escola de Enfermagem participa, nesse sábado, do Dia D de Multivacinação

Esse sábado é o Dia D de Multivacinação. O objetivo da ação é atualizar o esquema de imunização, incluindo as vacinas de rotina e as de campanhas vigentes, como a da gripe e a da Covid-19. Nesta edição do Dia D, como conta a coordenadora da Unidade Escola de Enfermagem, professora Alexandra Bittencourt Madureira, a Sala de Vacinas da Unicentro será um dos pontos de aplicação dos imunizantes em Guarapuava. “Pela primeira vez, nós, da Unidade Escola de Enfermagem, da Sala de Vacinação, do projeto Aqui tem Vacina, iremos participar desse Dia D. Neste dia, nós temos a possibilidade de também avaliar as carteiras de vacinação dos adultos e verificar quais vacinas estão pendentes ou se está em dia, saber o que é necessário ainda para as pessoas ficarem imunizadas”.

Para conferir se o esquema vacinal está completo e colocar as vacinas em dia, basta ir até a Unidade Escola de Enfermagem, que fica no Câmpus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava. O atendimento será voltado à população maior de 18 anos e será realizado entre 9h00 e 16h00. A professora Alexandra destaca que não é necessário agendamento para ser atendido. Basta ir até o local com um documento de identificação. “Para receber as vacinas é necessário levar, preferencialmente, o cartão de vacinação, para verificarmos as doses que já foram recebidas e, inclusive, avaliarmos a carteira de vacinação para ver se tem alguma faltando, e um documento com foto, onde tenha o CPF”.

Nesse Dia D estarão disponíveis as vacinas da gripe; da Covid-19 – tanto a monovalente quanto a bivalente; da Febre Amarela; da Difteria e do Tétano; e da Hepatite B. “Lembrando que, quanto à vacina da Influenza e a vacina da Covid, a bivalente, tem que seguir os critérios da população que já está sendo contemplada”, reforça Alexandra.

A professora Alexandra ainda ressalta que o Dia D é uma forma de atenção à saúde da comunidade, contribuindo para o aumento da cobertura vacinal da população. “Estar em dia com os imunobiológicos, com as vacinas é importante para a saúde individual e coletiva. Aquela pessoa que mantém a vacinação em dia, a carteira de vacinação conforme o preconizado, está não só protegendo a si, mas também a população em geral. É muito importante que todos nós tenhamos nossa carteira, nossas doses de vacinas em dia”, finaliza.