Departamento de Enfermagem promove 20ª Semana de Integração

Essa semana, o Câmpus Cedeteg da Unicentro está sendo o palco da 20ª Semana de Integração de Enfermagem (Sienf). Promovido pelo Departamento de Enfermagem da Unicentro, o evento tem como objetivo destacar a importância da profissão para a área da saúde e promover debates sobre temas relevantes para os profissionais enfermeiros. A programação deste ano conta com diversas atividades para os participantes, como: palestras, minicursos e apresentações de trabalhos e pesquisas.

É um evento que a gente consegue reunir alunos e professores para discutir temas que estão em pauta no momento. Conseguir trazer, principalmente para os nossos alunos, temáticas que muitas vezes a gente não dá conta de trabalhar na sala de aula, mas, ao mesmo tempo, complementar o que a gente discute nas disciplinas. Por exemplo, agora a gente está discutindo a questão da pesquisa e da aplicação dos resultados da pesquisa na prática profissional. Então, a gente consegue, nesse momento, fazer essa complementação para a formação dos alunos”, conta a coordenadora do evento, a docente Marília Daniella Machado Araújo.

Todo ano, um grupo de pesquisa do departamento fica responsável pela organização da Sienf, refletindo na temática que será abordada no evento. Nesta edição o tema é “Pesquisa em Enfermagem e a produção de evidências para boas práticas”. “A enfermagem, além de uma disciplina técnica, é uma disciplina que produz ciência. Então, a gente conseguir valorizar essa pesquisa produzida pela enfermagem é muito importante”, explica a coordenadora Marília.

Atividades iniciaram na terça (11) e seguem até essa sexta (14) (Foto: Coorc)

O evento é uma oportunidade para os estudantes e profissionais de enfermagem trocarem experiências, ampliarem seus conhecimentos e discutirem sobre os desafios enfrentados pela área. “O objetivo da Semana de Enfermagem é fazer essa integração mesmo entre discentes e docentes. Profissionais de saúde e pessoas de outras instituições de ensino também são convidadas para participar, para integrar conhecimentos. É um evento importante, porque a gente sai um pouquinho da caixinha da sala de aula, a gente oportuniza que alunos, professores e a comunidade em geral consigam se atualizar sobre algum tema, trocar experiências”, declaroa a chefe do Departamento de Enfermagem, professoraTatiane Baratieri.

Um dos mais antigos do Câmpus Cedeteg, o curso de Enfermagem se destaca pela qualidade no ensino e pelo trabalho realizado nas ações de pesquisa e extensão comprometidas com a promoção da saúde. “O nosso curso começou em 1999. Então, ao longo desses anos, a gente teve essa formação de 501 profissionais que estão no mercado de trabalho e a gente teve muitas conquistas. Cada vez mais a gente vem aprimorando as nossas práticas, os nossos projetos, projetos consolidados na Unidade Escola, no Projeto Feridas, no Projeto Órtese e Prótese. Eu acredito que essa trajetória, essa história, vem se consolidando ao longo desses anos, fruto de muito trabalho de quem iniciou o curso, de quem continuou o curso. É bastante tempo, é bastante egresso formado. A gente acompanha eles, tenta fazer esse resgate deles para voltarem, a gente convida eles também para participarem e procura manter esse vínculo e manter essa história”, celebra Tatiane.